Páginas

Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Beata Maria Carmen González: Viúva, Religiosa e Fundadora


Maria Carmen González Ramos García Prieto nasceu em Antequera, Málaga (Espanha), a 30 de Junho de 1834.
Desde menina foi apreciada pela sua bondade e simpatia, pelo seu coração generoso e atitude conciliadora, pela inteligência e vivacidade do seu caráter, e pela sua aptidão e habilidade para as atividades da casa. O ambiente familiar contribuiu para cultivar a sua sensibilidade espiritual, e sua intensa devoção manifestada no amor pela Santíssima Virgem e pela Eucaristia.
Aos 22 anos, certa de fazer a vontade de Deus, contraiu matrimônio com Joaquim Muñoz del Caño. Iniciou então uma fase longa e difícil na qual ela deu prova de magnanimidade e força, apoiada por uma fé intensa e por uma caridade heroica. A constante solicitude de esposa fiel e paciente, a oração e a penitência realizadas durante mais de vinte anos, foram recompensadas no final quando Joaquim lhe pediu perdão pela vida desregrada.

Ficou viúva, sem filhos, aos 47 anos. A grandeza do seu espírito, o amor pelos necessitados, o impulso apostólico da sua alma, levaram-na a buscar a vontade divina sobre a vida e o modo de "ensinar as almas a conhecer e amar a Deus".
Guiada pelo Pe. Bernabé de Astorga, capuchinho, abriu na própria casa uma pequena escola. Uniram-se a ela algumas jovens que partilhavam a sua inquietação, lançando deste modo a semente daquela que se teria tornado uma Congregação religiosa.
No dia 8 de Maio de 1884, ela e as suas primeiras companheiras chegaram ao Convento de Nossa Senhora da Vitória. Foi o passo inicial das Irmãs Terciárias Franciscanas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.
Madre Carmen assim era chamada por todos durante a condução da Congregação teve que enfrentar grandes provações e dificuldades, calúnias, oposições dentro e fora do Instituto. Também nestes momentos o amor, a humildade, a força, a caridade e o perdão caracterizaram os seus sentimentos e o seu agir. Os mistérios de Belém, o Calvário e a Eucaristia eram para ela a fonte viva da qual o seu espírito hauria encorajamento e iluminação.
Abriu 11 Casas, não só para o ensino mas também para a assistência aos doentes, asilos e uma escola noturna para jovens operárias.
Aos 65 anos, no dia 9 de Novembro de 1899, Madre Carmen faleceu em Antequera, cidade que a viu nascer e a contemplou nos diversos momentos da sua vida, cidade que participou entusiasta, em festa e com fé, na solene cerimônia da sua Beatificação a 6 de Maio de 2007.

Fonte: 
http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_20070506_madre-carmen_po.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário