Assim que, em minha parca inteligência, raciocino sobre O que é a Trindade:
Poder infinito, não pode ser dividido e nem multiplicado. Se fosse, cada 'pedaço'" continuaria infinito. Por exemplo: poder Infinito / 3 = poder infinito. Poder Infinito X 3 = poder Infinito. Como isso não seria possível, mantém-se Um Só Poder Infinito.
Sabedoria infinita, não pode ser dividida e nem multiplicada. Se fosse, cada 'pedaço'" continuaria infinito. Por exemplo: Sabedoria Infinita / 3 = sabedoria Infinita. Sabedoria Infinita X 3 = sabedoria Infinita. Como isso não seria possível, mantém-se Uma Só Sabedoria Infinita.
Amor infinito, não pode ser dividido e nem multiplicado. Se fosse, cada um continuaria infinito. Por exemplo: Amor Infinito / 3 = amor Infinito. Amor Infinito X 3 = amor Infinito. Como isso não seria possível, mantém-se Um Só Amor Infinito.
As Pessoas são Três, mas, sua essência é Una, pois, se não fosse, teríamos três "deuses" com infinitos atributos. Como isso não seria possível, pois, só é possível existir um Único Ser Infinito, os Três São Um, e pois, infinito+infinito+infinito = infinito.
Por isso, que há um só Deus: Eterno, Infinito em grandeza, Todo-Poderoso, Oniciente, Onipresente e de Infinito Amor, em Três
Pessoas, realmente distintas.
Mas, por que Três Pessoas, se 'bastaria" um Única Divindade?
Por que Deus é partilha, é família, é comunidade, e é convivência, também em sua essência, e assim foi, é e será por toda a eternidade!
Por isso que, mesmo sendo um Único Deus, sempre quis ser Três Pessoas, em eterna partilha de Amor e de Santíssima Convivência.
Deus é Uno em essência: em Poder, em Sabedoria e em Amor, mas, possui Três Pessoas distintas, que gozam de 'personalidades" específicas, que as diferencia.
Portanto, o Pai é o PAI, Não é o Filho e nem o Espírito Santo.
O Filho é o FILHO, não é o Pai e nem o Espírito Santo.
O Espírito Santo é o ESPÍRITO SANTO, não o Pai e nem o Filho.
Os Três, como já foi dito, tem o mesmo Poder, a mesma Sabedoria e o mesmo Amor. Tem a mesma eternidade, a mesma majestade e a mesma glória, pois, são Um único Deus.
Porém, cada uma das Divinas Pessoas, por serem distintas, tem personalidades próprias, co-partícipes
e perfeitamente harmônicas.
Assim, o Pai exerce seu Poder na Sabedoria do Filho e no Amor do Espírito Santo.
O Filho exerce sua Sabedoria no Poder do Pai e no Amor do Santo Espírito.
É o Santo Espírito exerce seu Amor no Poder do Pai e na Sabedoria do Filho.
Apesar de cada uma das Três Pessoas terem cada um dos atributos em Si, em grau infinito, na Comunidade ou Família Trinitária eles “gostam" e sentem imensa Alegria em agir assim, como Comunidade ou Família divina, sempre em espírito de partilha, obediência, humildade e doação, que torna os Três ainda mais admiráveis e dignos de toda honra e glória por parte de suas criaturas.
Às Três Divinas Pessoas são atribuídos atributos ou "missões" ad extra, isto é, fora de Si mesmos, apesar de cada uma das Pessoas também participar, com as outras, dos mesmos atos:
Ao Pai, o "ser Pai", ser o Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, conforme diz o Credo Niceno-Constantinopolitano.
Ao Filho, a honra e glorificação do Pai, bem como a salvação do gênero humano, na obediência total à vontade do Pai, através de sua Paixão e Morte de Cruz, constantemente renovada e atualizada no Santíssimo Sacramento do altar.
E ao Espírito Santo, a honra e a glorificação do Pai e do Filho, bem como a fundação, santificação e sustentação ("animação") da Igreja, Corpo Místico de Cristo, bem como de ser o Doador dos Dons de Deus.
Mas, tudo é exercido, pela Trindade, dentro de um único Poder, numa Única Sabedoria e num único Amor.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito! Como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos! Amém!
Um comentário:
Muito lindo esse texto simples e esclarecedor. Obrigado por publicar
Postar um comentário