Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

SÃO DÂMASO I, Papa - 11 de dezembro

São Dâmaso nasceu na Espanha por volta do ano 305 d.C. Fez parte do clero de Roma e foi ordenado bispo da Igreja Romana no ano de 366, em tempos muito difíceis.

O certo que que era um homem culto e instruído e que ocupou a cadeira papal entre os anos de 366 até 384. Era um firme defensor da fé e sua postura deu credibilidade ao papado.

Sua eleição não foi tranquila, mas, quando assumiu o governo da Igreja,  possibilitou o florescimento de ritos, orações e pregações durante seu mandato. Devem-se a ele, por exemplo, os estudos para a revisão dos textos da Bíblia e a nova versão em latim (a chamada "Vulgata") escrita por São Jerônimo, seu secretário.

Este Papa deu o melhor de si para manter viva a verdadeira religião católica, fazendo com que houvesse uma maior popularização dos ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo. Convocou vários sínodos contra os cismáticos e hereges

Dâmaso conviveu com grandes destaques do cristianismo, como os Santos Ambrósio de Milão, Agostinho de Hipona e Jerônimo. Era também um poeta inspirado pelas orações e cânticos antigos. Graças a ele as catacumbas foram recuperadas, com o próprio Papa percorrendo-as para identificar os túmulos dos mártires e dar-lhes as devidas honras. Começou a restaurar os túmulos onde estavam as relíquias dos mártires do cristianismo assim que o Império deixou de perseguir os cristãos. Foi, portanto, grande promotor do culto dos Mártires, em cujos sepulcros ornou não só com figuras religiosas, mas, até mesmo com seus versos.


Dâmaso escolheu pessoalmente o túmulo no qual gostaria que fossem depositados seus restos mortais. Na Cripta dos Papas, localizada nas Catacumbas de São Calisto, ao término dos seus escritos em honra deles, deixou registrado: "Aqui, eu, Dâmaso, gostaria que fossem depositados meus espólios. Mas temo perturbar as piedosas cinzas dos mártires" (dá testemunho, aqui, de sua grande humildade e pelo respeito e consideração que tinha pelos santos espólios dos Mártires).

Morreu em 384 d.C. com quase oitenta anos de idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário