Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

sábado, 2 de setembro de 2017

Serva de Deus Madre Maria Amada do Menino Jesus, virgem e fundadora (das Missionárias e Missionários do Sagrado Coração e Santa Maria de Guadalupe)



A Serva de Deus Madre Maria Amada do Menino Jesus é uma grande mística, talvez uma das mais destacadas do século XX. A pesar de não ser tão conhecida... A Madre Maria Amada não teve somente uma grande experiência de Deus, como também é portadora de uma mensagem eclesial, que ainda deve ser mais meditada e conhecida. Os santos são obra do Espírito Santo, que embeleza sua Igreja com as mais belas pedras preciosas. Cada um faz brilhar os esplendores do Verbo Encarnado na história. Por isso, todo santo é profético, pois cheio de Deus, vive na Eternidade.




Madre Maria Amada nasceu no dia 07 de setembro de 1895, em Guadalajara, cidade do estado de Jalisco, no México. É a primogênita de cinco filhos, dos esposos Sr. Catarino Sánchez e Sra. Matiana Muñoz, que não obstante as dificuldades e condições de pobreza deram a sua família uma sólida formação humana e cristã.
Aos 17 anos de idade, Maria ingressou na Ordem do Verbo Encarnado e do Santíssimo Sacramento. Fez sua profissão religiosa em 19 de janeiro de 1919, no Mosteiro de Guadalajara, onde se dedicou a viver fiel e alegremente sua vocação; e através da oração, buscou descobrir sempre o plano amoroso de Deus em sua vida.


AMADA

Na tradição das Escrituras, no Antigo e Novo Testamento, o Nome tem um grande significado, o Nome traz consigo uma missão, uma vocação, como Abraão e São Paulo. Como o Nome Santíssimo do Verbo Encarnado: JESUS!

Também há uma tradição na Vida Consagrada, desde as origens monásticas, seja no Ocidente seja no Oriente. Sendo a consagração religiosa um aprofundar da consagração batismal, em muitos institutos, o consagrado ou a consagrada recebe também um nome novo.

Ao ingressar na Ordem do Verbo Encarnado e do Santíssimo Sacramento, María Regina Sánchez Muñoz, recebeu um nome novo que marcará sua vida: MARIA AMADA DO MENINO JESUS.

Maria Regina será para sempre AMADA. Este será o centro de sua vida interior: sentir-se amada, conhecer-se amada, experimentar-se amada. Todas as demais graças de sua vida, todas suas ações fluem da graça de ser AMADA.

Por meio de uma sucessão de graças extraordinárias, o Senhor vai formando, educando, moldando a alma de sua AMADA, para fazê-la fundadora, mestra e mãe.
Dócil ao chamado de Deus e animada pela fé, deixou a Ordem do Verbo Encarnado, para fundar uma Congregação que se dedicara a amar ardentemente o Coração de Jesus e a levar seu Reino de amor a todos os homens, baixo a maternal proteção de Santa Maria de Guadalupe.

A Madre iniciou esta obra em Guadalajara, em 1926, em um tempo muito difícil para a Igreja mexicana, por causa da cruenta perseguição que padecia por parte do Governo, que pretendia acabar com a fé, com os valores cristãos e com toda manifestação de piedade do povo de Deus.

A Serva de Deus também iniciou, com sua presença ativa e eficaz, a Congregação dos Missionários e das Missionárias (religiosos, religiosas e leigos) do Sagrado Coração e de Santa Maria de Guadalupe, com a colaboração direta do R.P. Teodosio Martínez Ramos, Fundador e primeiro Superior Geral deste Instituto religioso.


Coração Amantíssimo

O Coração de Jesus, centro de sua vida, vai se revelando a Ela. Quem de nós poderá compreender a profundidade das graças que o Divino Coração derramou na alma de sua Amada?

Maria Amada receberá inúmeras luzes e graças, para compreender o interior do Coração de Jesus, ingressar no Coração do Verbo Encarnado.

Na contemplação, ela descobre e experimenta “os sentimentos do Coração de um Deus, amantíssimo Pai, Irmão, Amigo, Esposo, Rei”.

Ela será constituída Mensageira deste Coração, do “Coração Amante”, Missionária do “Coração Amantíssimo de Jesus”.

Que lindo contemplar como em seus escritos estas palavras brotam com tanto frescor e naturalidade! Sem afetação, mas com a convicção de quem conhece o que escreve. Não como uma abstração. Sua linguagem cheia de poesia é resposta de amor ao Coração de Jesus. Suas palavras estão cheias da unção que somente uma alma que se conhece Amada pode ter.

Maria Amada é a mística do Coração Amantíssimo, para um século que desconhece o Amor. Nós falamos de amor, cantamos o amor, tentamos mesmo comprá-lo, mas não conhecemos o verdadeiro Amor. Não conhecemos a verdade: que somos AMADOS por Deus.

Maria Amada é a mensageira do Coração Amantíssimo de Jesus, especialmente para os pequenos: “Entendi o amor e a ternura do Coração de Jesus, pelos pequenos, frágeis e desvalidos”.



O Fogo do Amor

“O amor é fogo, e fogo que dilata e abrasa”, diz Maria Amada. Diz por experiência, porque vivendo neste Coração Amantíssimo, ela é convertida em Fogo!

Mas o que deseja de nós este Coração Amantíssimo? Quais são os desígnios de amor do Divino Coração?

“O Coração Amantíssimo de Cristo, o Coração de Jesus quer que sejamos fogo”, diz Maria Amada.

Madre Maria Amada faz profundamente a experiência do Evangelho e em seu coração ressoam as palavras do Senhor: “Eu vim lançar fogo à terra; e que tenho eu a desejar, senão que ele esteja já aceso?” (Lc 12,49).

A este mundo frio, gélido, sem amor, o Coração Amantíssimo nos enviou Maria Amada, para incendiar o mundo inteiro com o fogo do Coração de Jesus, para extensão do seu Reino de Amor!

E ainda hoje, a este Coração Amantíssimo, Ela conduz as almas, “para serem abrasadas no fogo divino de seu puro amor”.



Amada vai encontrar-se com o Amor

Madre Maria Amada foi chamada por Deus à Pátria Celestial em 04 de fevereiro de 1967, na cidade de Arriaga, no Estado de Chiapas, por causa de um derrame cerebral, enquanto visitava a comunidade deste lugar.


Ó Madre Maria Amada, sejas tu nossa Mestra de Amor, fazei-nos conhecer este Coração Amantíssimo, ensinai-nos a fazer sua Vontade, viver de sua Palavra. Fazei-nos viver neste Coração Amante, para que como tu, sejamos fogo, sejamos missionários do Amor do Coração de Jesus aos pequenos.



Oração para sua Canonização

Pai Celestial, que te comprazes em adornar teus santos e eleitos com as virtudes de teu Divino Filho, e quiseste abrasar no fogo do amor de seu Coração e no zelo ardente para estender seu Reinado tua Filha Maria Amada e o manifestastes em seu amor para com os pobres e os desamparados; pedimos-te a graça de imitar seu exemplo e que para tua maior glória e o bem da Igreja seja elevada a honra dos altares. Pedimos-te por Santa Maria de Guadalupe e os méritos de Cristo Nosso Senhor. Amém.


Oração para sua Intercessão

Pai misericordioso, que escolhestes a tua filha Maria Amada, para que abrasada no amor de Jesus Cristo, teu Filho, e cheia de zelo pela extensão do Reino de amor de seu Coração, se preocupasse toda a sua vida pelos que sofrem, em especial pelos mais pobres e desamparados; pedimos-te que por sua intercessão, nos concedas a graça que com fé solicitamos ... (faz-se o pedido). Agradecemos todos os dons que lhe concedeste e aqueles que por meio dela nos queira conceder. Escutai piedosamente nossas súplicas e fazei-nos conhecer tua vontade, por Santa Maria de Guadalupe e os méritos de Cristo Nosso Senhor. Amém. Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Ti!





A Infância espiritual na Serva de Deus Madre Maria Amada

A Madre Maria Amada do Menino Jesus não somente foi uma grande mística, mas também recebeu muitas luzes para a formação das almas; para suas filhas e filhos: Missionárias e Missionários do Sagrado Coração e Santa Maria de Guadalupe; bem como, também, para toda a Igreja, para todos.

Uma das características mais particulares de nossa Madre Maria Amada é, sem dúvida, sua experiência profunda da Infância Espiritual. Se a “pequena via” de Santa Teresinha ressoou fortemente em todo o mundo, na alma de Maria Amada, ressoou delicadamente com uma cor particular, muito própria.

Sua alma contemplativa foi conduzida pelo próprio Senhor. O primeiro mestre da vida interior é Deus mesmo, por isso dirá: “Queria gritar alto e fazer-me ouvir por todas as almas: A direção das almas ingênuas e simples, das almas crianças, Deus a toma por sua conta”.

O Espírito Santo é o santificador e diretor das almas! E é com grande delicadeza que Maria Amada será conduzida por seu próprio caminho espiritual sendo “alma criança”. De seu encanto infantil por sua própria infância, o Senhor introduziu sua alma na beleza de ser “alma criança”: “O Senhor me concedeu luzes sobre meu caminhozinho e, em certas ocasiões, me instruiu sobre os particulares; o que se pode reduzir no seguinte: este caminhozinho é da infância espiritual”.

Há algo de muito profético no desejo de ser “espiritualmente alma criança” de Maria Amada. Em nossa geração há uma ditadura da fama, do aparente, todos querem ser os melhores, os mais bonitos e mais famosos. É uma verdadeira enfermidade!

Mas Jesus como Médico misericordioso mostrou a nós “o caminho da infância espiritual”. Seu remédio divino são as “almas crianças”.

Madre Amada é uma “alma criança”. Ela, consciente de sua própria miséria e debilidade, descobriu que sua riqueza não está em ser grande: “se somos o impossível da pequenez e miséria, não devemos estar seguros de que seremos cheios de maiores graças, que o comum das almas pequeninas?” Conduzida pelo próprio Amor, contempla profundamente sua própria pequenez: “Sou o impossível da miséria e da debilidade, pelo que creio que jamais existiria uma alma mais frágil que a minha”.

O divino Diretor, um dia, nos conta ela mesmo em seus escritos, manifestou a ela cada mistério da vida de Cristo. Para cada mistério, Ela recebia “um precioso ensinamento”. E a cada Mistério de Cristo, Amada teria que se unir: sua Infância, sua Vida Pública, sua Vida Eucarística e sua Vida Gloriosa. Grandíssima lição: Amada deve viver da vida do Salvador.

Mas a um destes Mistérios da Vida de Cristo, Maria Amada é ligada por seu próprio nome. Ela é Maria Amada do Menino Jesus. O Mistério da Infância, o Mistério do Menino Jesus, Maria Amada não somente deverá contemplar e se unir, deverá muito mais. O Senhor lhe diz: “Sendo criança, por tua pequenez e simplicidade, imitará esta minha vida e te disporás a ensinar o caminho da Infância Espiritual, às almas que eu te confiarei”.

Maria Amada não somente viverá a infância espiritual como muitas outras almas, mas também terá que ensiná-la. Será Mestra do “caminho da infância espiritual”, mestra das “almas crianças”.


Por isso, Ela nos fala da Sabedoria que aprendeu do Coração Amante de Jesus: “A infância espiritual é toda ela fruto da mais completa renúncia, negação e esquecimento próprio; esse não ser nada para que Ele seja tudo; em uma palavra: tudo aquilo que nos torne crianças por virtude. Que por outra parte seja fácil, plano e doce, tampouco se pode negar. Que tudo faz o Senhor, também é certo. Neste trabalho tudo depende de Deus, assim como de nós”.
Há outra característica das “almas crianças” que é fundamental na espiritualidade da Madre Amada: “Tantos dons nas almas crianças se fundem em um: simplicidade, una com Deus; desse Deus que é um mar infinito de infinitas perfeições e é Simplicidade infinita.”

Madre Amada compreendeu também como a “alma criança” deverá vivê-la: “A simplicidade é, não a simplificação do eu, senão a morte deste grande inimigo, do amor próprio”. Assim simples, “a doçura será sua inseparável companheira” e seu “olhar é o olhar de uma branca e cândida pomba, que jamais olha nem pisa no lodo”.

Para Madre Amada, outra característica da “alma criança” é amar sua miséria. A grandeza da “alma criança” é sua debilidade: “Amemos nossa pequenez, nossas misérias, sem fazer pactuar com nossos defeitos, faltas e imperfeições”.

Mas como Mãe verdadeira, Ela também advertiu as “almas crianças” acerca dos erros e também das dificuldades do caminho do Amor: “Ademais, nunca se repetirá bastante, que seria erro gravíssimo, crer que as almas pequeninas sua Majestade as dispensa ou tira todo trabalho e sofrimento enquanto a prática da virtude e outros; isso jamais poderá ser”.

O Coração Amante de Jesus manifestou a Maria Amada que estas almas “seriam, no meio de sua pequenez, os grandes apóstolos de sua glória, seu vivo louvor, oração e adoração, por com Ele seriam vítimas de amor. Pequeninas em seu espírito viriam a ser os maiores espíritos”.

Ela escreve: “Por fim, sua Majestade me deu a conhecer como as almas crianças são seu perfeito louvor, almas que em sua elevação a Ele, à divina união, através de penas e dores, gozos e alegrias, se vão convertendo em celestes instrumentos, até que completos e afinados, segundo os ouvidos divinos do Deus de Amor, são elevados por Ele, a celestial mansão, para serem tocados nos esplendores da glória e recrear com suas harmonias a Adorável Trindade”.

Não está a santidade nas coisas extraordinárias, por isso a Madre Amada dizia: “Não desejo isso de visões, revelações, etc. desejo com desejo infinito amar a Deus, a Jesus, com um amor sem medida e fazê-lo amar pelo mundo inteiro”. Todos somos chamados a santidade, todos. Sejamos nós também essas “almas crianças”, aprendendo o “caminho da infância espiritual” com nossa Madre Maria Amada do Menino Jesus.

O Coração Amantíssimo de Jesus nos ama a todos, cabe a nós dizer nosso Sim ao Amor. Façamos nossa esta súplica brotada do coração de Madre Maria Amada:

“Ó Sagrado Coração de meu Divino Amor! Formai, por piedade, neste triste desterro, um grande exército de incontável número destas lindas almas, que com infantil amor, vos amem, vos amem sem limite. Não quero mais ouvir de teus lábios a dolorosa queixa de: Não sou amado. Busquei quem me consolasse e não os encontrei. Amado meu, concedei a esta tua pobre e criminal criatura, no excesso de tua infinita caridade e misericórdia, o imerecido favor de ser contada entre essas almas ditosas e que, como elas, viva de amor e morra também de puro amor”.


Autor: José Eduardo Câmara de Barros Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário