Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Beato Teresio Olivelli, Leigo da Ação Católica e Mártir (morto por nazistas)




O Beato Teresio Olivelli nasceu em 07 de janeiro de 1916, em Bellagio, Itália, e, em 1926 se mudou com a família para Mortara. Em 1938 se graduou em direito em Pavia.
Participou ativamente na Ação Católica nos ambientes universitários. Em 1938 foi assistente da Universidade de Turim e começou a unir-se ao fascismo. Movido por boa fé, crê que há elementos que são compatíveis com o cristianismo e tem a intenção de utilizá-los para buscar a cristianização do fascismo, pois, a princípio, não se deu conta que seria algo incompatível.

Com a entrada na guerra da Itália, para compartilhar o destino dos que se veem obrigados a ir ao “front”, parte para a Rússia, com uma tropa de soldados alpinos. Na guerra, reza e consola aos débeis e temerosos. Traz a Cristo às trincheiras da morte. Na trágica retirada, enquanto todos fogem, ele ajudará aos feridos. Ao regressar à Itália, se nega a estar ao lado da ideologia nazista anticristã e é levado aos campos de prisioneiros. Foge, se une à resistência católica: assume um papel formativo e difunde o valor moral do “soerguimento”. Lutando com ideias e gestos de solidariedade, suas armas são o amor e o sacrifício pelo próximo.

Funda o periódico: “O Rebelde” e passa a combater, com a doutrina católica, as ideias e argumentos dos nazistas e fascistas. É perseguido pelos nazistas porque rechaça o ódio e difunde os valores da humanidade cristã. Foi capturado, aprisionado e deportado sucessivamente para Fossoli, Bolzano, Flossenbürg e Hersbruck, onde assume sempre atitudes religiosas e caritativas: reza e consola, ajuda espiritualmente aos enfermos e débeis e lhes dá de comer de sua pobre ração de alimentos.


Os nazistas continuam castigando-o, porque odeiam sua fé e seu testemunho cristão. Porém, apesar de todos os sofrimentos, ele não se queixa e os perdoa. Em 31 de dezembro de 1944, se lançou a um gesto supremo de amor: protege com seu corpo a um jovem brutalmente golpeado por um guarda. Recebe um violento chute em seu ventre. Foi levado à enfermaria de Hersbruck e morre, dias depois, em lenta agonia, no dia 17 de janeiro de 1945.



Oração:
Ó Deus, nosso Pai, nós vos damos graças por haver dado à Igreja o heroico testemunho do Beato Teresio Olivelli, que irradiou em todas as partes a luz de sua fé, o entusiasmo da esperança e o calor da caridade.
À semelhança do Bom Samaritano Jesus, enterneceu-se e foi ao encontro dos sofrimentos dos mais pobres, dos débeis e indefesos, oferecendo-se todo até o dom supremo de sua vida.
Fazei que, imitando a esse mártir da fé e apóstolo da misericórdia, possamos seguir ao vosso único Filho, construindo um mundo de justiça e de paz.
Pelos méritos e intercessão do Beato Teresio Olivelli, vos pedimos que nos concedais a graça (     ) que confiança vos pedimos.
A Vós, ó Pai, por Jesus, vosso Filho e no poder do Espírito Santo, louvor eterno pelos séculos dos séculos! Amém.


Fonte, com maiores detalhes sobre sua vida:
https://www.teresioolivelli.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário