Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Venerável Serva de Deus Madre Verônica da Paixão, virgem carmelita descalça e fundadora.





A Venerável Madre Verônica da Paixão nasceu em Constantinopla (hoje, Istambul) em 01 de outubro de 1823. Seu pai era capelão anglicano da embaixada britânica.

Durante sua adolescência, uma mudança profunda ocorreu nela. Passava longas horas em oração e se sentia atraída por Deus, sem entender para onde estava sendo chamada ou o que ela mesma queria.

Sentia-se atraída pela Igreja Católica, especialmente a partir da vida sacramental: a Eucaristia e a Confissão. A mãe e outros membros de sua família, profundamente enraizados na tradição anglicana, ficaram incomodados com essa novidade. Mas, Sophie (era esse seu nome de batismo) sabia que Deus a estava levando por caminhos desconhecidos. Ela rompe o noivado que havia aceitado com um jovem oficial da marinha e se converte ao catolicismo em 02 de fevereiro de 1850, na ilha de Malta.

Pouco tempo depois, foi para a França (1851) e entrou para a Congregação das Irmãs de São José da Aparição. Em 14 de setembro de 1851, recebeu o nome religioso de Irmã Maria Verônica da Paixão. Em sua congregação, será mestra das noviças por alguns anos.

Em 1862, foi enviada à Índia. O bispo de Kanara do Sul, Dom Michael Antony, ocd, tinha apelado para a França para que fossem enviadas jovens irmãs para se dedicarem à educação de meninas e adolescentes e, como primeiro passo, tinha comprado uma casa em Calicute, em 1860, e já havia feito mudanças necessárias, adaptando-a para que tornasse um convento. A pedido da população local, a escola foi inaugurada em 01 de abril de 1862, com o nome de “Escola São José”.

Madre Verônica e Irmã Maria Josefina, após uma longa e fatigante viagem, e uma breve parada em Mangalore, chegou a Calicute em 27 de abril de 1862, assumindo o comando do convento de São José e da escola, tornando-se Madre Verônica a superiora. Passou dois anos entre Mangalore e Kozhikode.

No entanto, o bispo de Mangalore, Dom Lucien Garrelon – um carmelita francês – queria ter irmãs carmelitas para a educação das meninas em sua diocese. Sempre atraída pela vida contemplativa, madre Verônica aceitou o desafio. Para se preparar para esta difícil, partiu para a França e entrou no noviciado carmelita de clausura em Pau no dia 02 de julho de 1867. Após um ano, no dia 16 de julho de 1868, foi aberta uma casa em Bayonne (França) com o objetivo de preparar um grupo de jovens freiras para serem da Ordem Terceira Carmelita Regular, também conhecido como “Carmelo para missões”. Foi nessa época que a expressão “Carmelo Apostólico” começou a ser usada em sua correspondência. Através das irmãs que ela formou em Bayonne, fundou o Carmelo Apostólico em Mangalore (Karnataka) em 1868.

Devido às profundas diferenças de pontos de vista com o bispo de Mangalore, em parte causadas pela presença de jovem mística árabe: Mariam Baouardy (futura Santa Maria de Jesus Crucificado), entre as irmãs carmelitas descalças, várias irmãs tiveram de voltar para a França.

Desapontado com a decisão tomada pelo bispo de Mangalore, o bispo de Bayonne negou outra permissão para as freiras saírem para a Índia. Consequentemente, a casa carmelita de formação de Bayonne foi fechada (11 de Outubro, 1873) e Madre Verônica voltou para o Carmelo de Pau, onde fez o noviciado novamente. Ela tinha 51 anos quando pronunciou a profissão solene como carmelita de clausura, no dia 21 de novembro de 1874.

Quando o Carmelo de Pau recebeu um pedido para abrir uma casa na Terra Santa, a madre superiora confiada à Madre Verônica ser responsável por um grupo de 10 carmelitas (incluindo a Irmã Maria de Jesus Crucificado) para dar vida ao Carmelo de Belém, no dia 20 de agosto, 1875. O Carmelo de Belém adotou a versão mais estrita da Regra Carmelita. Espiritualmente, Madre Verônica atravessou momentos muito sombrios: tinha escrúpulos e se sentia em completo abandono por parte de Deus. Em 1887, aos 67 anos, ela pediu e obteve permissão para voltar a Pau.

Madre Verônica viveu mais 19 anos no Carmelo de Pau. Ela manteve contato com as irmãs do Carmelo Apostólico de Mangalore, encorajou-as nas suas dificuldades, e escreveu a história dos primórdios do Carmelo Apostólico. Ela também preparou uma breve biografia da jovem freira carmelita árabe (1903) a quem ela havia guiado e se encontrado muitas vezes.

Algumas consolações chegaram aos últimos anos de sua vida. Sua família voltou à fé católica – embora tenha sido fortemente anglicana – e a visitou em Pau, incluindo um jovem primo, que havia se tornado pastor anglicano.

Ela morreu no Carmelo de Pau, no dia 16 de novembro de 1906, com a idade de 83 anos, muito amada e respeitada pelas irmãs do Carmelo: tanto as de clausura, quanto as de vida apostólica.

O decreto sobre virtudes heroicas foi promulgado em 08 de julho de 2014 pelo Papa Francisco.


Fonte (texto em espanhol):
https://www.postocd.org/pt/biografia-veronica-della-passione

Nenhum comentário:

Postar um comentário