Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

segunda-feira, 6 de maio de 2019

São Juniano (Junien), eremita (séculos V - VI)




São Juniano ou Junien (em francês), foi um cristão eremita que viveu na região que mais tarde adotou o seu nome: “Saint Junien”, um condado da França.

De acordo com antiga tradição, ele era filho do Conde de Cambrai. Nasceu em 486, durante o reinado de Clóvis. A tradição também relata que Juniano e São Leonardo foram batizados ao mesmo tempo.

Bem jovem, na idade de 15 anos, Juniano fez uma jornada até Limousin, uma região remota (na época) que tinha reputação por sua austeridade e onde havia muitos santos e eremitas que ali residiam levando vida de oração e penitência. Um desses santos era Santo Amando e Juniano desejava se tornar seu discípulo.

Amando morava em um pequeno eremitério na confluência dos rios Vienne e Clain, em um lugar chamado Comodoliac, que lhe fora oferecido por Ruricius, bispo de Limoges. Segundo a tradição, diz-se que, muito tarde da noite, Juniano bateu na porta de Amando, que não respondeu, temendo que fosse um demônio. Juniano teve que dormir do lado de fora durante uma violenta tempestade de neve, mas, a neve caiu milagrosamente ao redor dele (ficando o santo como que num “círculo” sem neve), ao invés de cair sobre ele durante a noite.

Juniano foi orientado espiritualmente por Amando, e, após o falecimento de seu mestre, viveu onde hoje fica a igreja a ele dedicada.

Para o homem moderno, pode parecer muito estranha a ideia do “eremitério”, mas, não para o homem cristão da Idade Média. Como naqueles tempos se temia muito pela perda da alma e a condenação ao inferno, muitos buscavam a ermida para ali viverem uma vida de oração, silêncio, mortificação e penitência, para assim purificarem suas almas e as aproximarem mais de Deus.

Foi nessa época que surgiu o grande São Bento, na região do Subíaco, Itália, orientando através de sua famosa Regra esse espírito eremítico para a vida monástica, que rapidamente teve não só centenas, mas, milhares de seguidores.


Referência:
Michel Fougerat (n.d.). "Les premiers ermites limousins, ou les précurseurs de saint Étienne de Muret". Retrieved May 7, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário