Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

sábado, 18 de maio de 2019

SÃO VICENTE ROMANO, Presbítero. Apóstolo de Nápoles e Modelo para os Sacerdotes.


São Vicente Romano nasceu no dia 03 de junho de 175  1, em Torre del Greco, região de Nápoles, uma cidade marítima situada nas encostas do Vesúvio, famosa por sua arte em coral, muito apreciada e pelo grande número de marinheiros.

Foi pároco durante trinta e três anos: de 1799 a 1831, da única paróquia cuja área incluía, na época, toda a população napolitana: a igreja da Santa Cruz, hoje uma basílica papal. Estudou no seminário diocesano de Nápoles, recebendo os ensinamentos do grande Santo Afonso Maria de Ligório. Foi ordenado sacerdote no dia 10 de junho de 1775, em Torre del Greco, dedicando-se a todas as atividades religiosas e sociais que fossem necessárias ao rebanho a ele confiado pelo Senhor.

Foi tanto seu zelo pelas almas e pelo bem de seu rebanho que ganhou o apelido de “trabalhador célebre”, especialmente ajudando a tantos marinheiros que velejavam pelo mundo, bem como a suas famílias, em sua angustiada expectativa de um retorno, que nem sempre acontecia.

Em 15 de junho de 1794, uma terrível erupção do Vesúvio quase destruiu completamente a cidade, incluindo a igreja da Santa Cruz. Ele rapidamente se voltou para a difícil tarefa da reconstrução material e moral da cidade e da igreja, que ele queria tornar maior e mais segura.

O “Ministério da Palavra” e o “Evangelho da Caridade” eram as bases de sua atividade pastoral. Padre Vicente tinha uma pregação fluida, não “bombástica”, fácil de entender, e os fiéis o escutavam, mas, acima de tudo, o seguiam e colocavam em prática seus ensinamentos.

Fomentou entre seus paroquianos a recitação do Santo Rosário à tarde e escreveu um livreto, para acompanhar melhor a celebração da Santa Missa. Em busca de sempre novos métodos para trazer os fiéis à fé e à vivência católica, introduziu uma estratégia missionária chamada por ele de “sciabica” (uma espécie de rede de pesca), que consistia em aproximar de um indivíduo, que encontrava andando pela rua, improvisando um “sermão”, enquanto o acompanha na caminhada. Se ele aceitasse, o encaminhava para a igreja mais próxima, para rezar juntos.

São Vicente tinha em sua casa paroquial uma escola para crianças, que eram divididas em classes. Ele também atuou como mediador nos conflitos entre os proprietários de fábricas de objetos feitos com o coral e os marinheiros, que enfrentavam uma pesca exaustiva e arriscada do coral.

Ele tentou, inclusive, se aproximar das cavernas dos bandidos, para tentar evitar que eles cometessem seus crimes, e estava sempre pronto a buscar resgatar aqueles que caíam na escravidão, pelos piratas berberes.
 
Padre Vicente teve a satisfação de ver terminada, em 1827, a construção da majestosa basílica. Morreu santamente em 20 de dezembro de 1831, sendo sua vida um brilhante farol a iluminar da vida sacerdotal e pastoral dos sacerdotes de Nápoles.

Foi beatificado pelo Papa São Paulo VI em 17 de novembro de 1963 e canonizado pelo Papa Francisco em 14 de outubro de 2018. Seu corpo repousa em uma artística urna na basílica da Santa Cruz. Em Nápoles e Torre del Greco, sua memória litúrgica é celebrada no dia 29 de novembro.


Fonte (traduzido do italiano):











Nenhum comentário:

Postar um comentário