Nós, carmelitas, pertencemos a dois grandes ramos: a Ordem Carmelita da Antiga Observância - O.Carm. (frades e monjas) com os Terceiros Carmelitas (OTC) e a Ordem Carmelita Descalça - OCD (frades e monjas) com os Seculares (Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares - OCDS).
Mas, todos estamos sob o Manto e o Escapulário da Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria do Monte Carmelo, ou, Nossa Senhora do Carmo (invocação e título mais conhecidos por seus devotos).
Somos não apenas filhos e servos de Nossa Senhora, mas, seus irmãos e irmãs, pois, Ela mesma, na gloriosa aparição a São Simão Stock chamou aos "irmãos" de "meus irmãos carmelitas" e à Ordem de "minha confraternidade". É como se a Virgem Maria se considerasse a Si mesma como pertencente à Ordem.
Trago hoje ao conhecimento dos leitores do site Santos, Beatos, Veneráveis e Servos de Deus duas grandes profecias. Uma feita pelo grande São Domingos de Gusmão, presbítero e fundador da Ordem dos Pregadores (dominicanos) e outra pela própria Santíssima Virgem ao santo bispo carmelita São Pedro Tomás.
Um Encontro Profético
Certo dia, que já vai longe, andando pelas ruas de Roma, encontraram-se três insignes homens de Deus. Um era Frei Domingos de Gusmão, que recrutava membros para a Ordem que fundara, a dos Pregadores, mais tarde conhecida como dos “dominicanos”. Outro era o Irmão Francisco de Assis, o Povorello, que havia pouco reunira alguns homens para servir ao que chamava a Dama Pobreza. O terceiro, Frei Ângelo da Sicília, tinha vindo de longe, do Monte Carmelo, na Palestina, chamado a Roma como grande pregador que era.
Os três, iluminados pelo Divino Espírito Santo, reconheceram-se mutuamente, e no decurso da conversa, fizeram muitas profecias. Santo Ângelo, por exemplo, predisse os estigmas que seriam concedidos por Deus a São Francisco. E São Domingos profetizou:
“Um dia, Irmão Ângelo, a Santíssima Virgem dará à tua Ordem do Carmo uma devoção que será conhecida pelo nome de “Escapulário Marrom”, e dará à minha Ordem, dos Pregadores, uma devoção que se chamará “Rosário”. E um dia Ela salvará o mundo por meio do Rosário e do Escapulário”.
Fonte:
Boletim “Flos Carmeli”, julho de 2009, da V.O.T. de Nossa Senhora do Monte Carmelo, do Sodalício de Campos dos Goytacazes/RJ.
Profecia de Nossa Senhora a São Pedro Tomás:
O Carmelo celebra em 08 de Janeiro a memória litúrgica de São Pedro Tomás, Patriarca de Constantinopla, Bispo da Ordem do Carmo, o qual era muito devoto de Nossa Senhora.
Amou tanto a Virgem Maria que trazia no coração o seu nome gravado. Com razão se pode dizer que esse amor era singular e sua extraordinária devoção a Maria foi o centro de toda sua vida e o norte de todas as suas ações, a alavanca com a qual muitos obstáculos foram removidos do seu caminho.
Foi um dos mais ardorosos defensores da Imaculada Conceição de Maria Santíssima.
A ele se atribui o tratado: “De Immaculata Conceptionis” em quatro volumes de sermões. É dele a profecia inspirada pela Virgem Maria de que a Ordem do Carmo durará até ao fim dos tempos. A Virgem lhe aparece, e com carinho maternal de Mãe, Irmã e Senhora, lhe diz:
“ENQUANTO O MAR NOS ESCARCÉUS BRAMIR E NO ALTO CÉU BRILHAR O ETERNO SOL, VIVERÁ SEMPRE, PARA HONRA MINHA, A ORDEM CÂNDIDA DO MEU CARMELO”!
(Promessa de Nossa Senhora a S. Pedro Tomás)
Nenhum comentário:
Postar um comentário