Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Venerável Serva de Deus Maria Paola Muzzeddu, virgem e fundadora.




“A Pureza foi a sua vocação, a sua missão e, na fase final da sua vida, a força secreta da sua imolação” (Mons. Paolo Carta, Arcebispo de Sassari, nas exéquias da Venerável Serva de Deus).

Paola Muzzeddu nasce em Aggius (na Sardenha, região da Itália), em 26 de fevereiro de 1913, numa família de agricultores modestos. É com a mãe que ela recebe uma fervorosa educação religiosa e o espírito de sacrifício. Na verdade, a vida é dura e, em 1937 , seus pais a mandam para Sassari para frequentar aulas de costura e trabalho doméstico, na esperança de encontrar uma vida melhor.
A sua vida foi logo caracterizada por particulares experiências místicas: “sentia a presença de Deus, como uma pessoa que fala!”.
Ela vive com uma certa Maria Lepori, com quem compartilha as mesmas aspirações espirituais. Uma ajuda a outra no progresso da vida cristã.

Nossa Senhora, em visão interior, no dia 23 de dezembro de 1943, em Viddalba, lhe revela que o Senhor quer dela uma comunidade de irmãs que se esforçariam por viver, com perfeição, um carisma único, a santa pureza, tendo como modelo a Imaculada: “sereis um sinal de minha pureza”. Praticariam, de forma profética no mundo, uma das bem-aventuranças: “bem-aventurados os puros de coração, pois, verão a Deus”.

A Virgem pede para ser invocada de um modo especial: “Um dia a senti passar como um vento e me disse: ‘invoca-me, Mater Purissima’”! E pede para ela difundir uma especial imagem mariana: “... vestida de azul celeste com cordão na cintura de onde penderá o terço branco; o véu branco, cercado de uma finíssima listra dourada. Os olhos voltados para as almas, na mão um buquê de lírios apoiados no peito e na outra mão o terço branco, fazendo um gesto que quer dizer: ‘Vinde a mim, vós todos que necessitais de Pureza’. A estátua será apoiada sobre um buquê de lírios”.

A partir de então, Paola redobra seu fervor e toma o exemplo da Virgem Maria, para a qual desenvolve sua devoção. A partir de 05 de outubro de 1947, Paola, Maria Lepori e mais quatro jovens mulheres se unem na vida, vivendo como freiras. Em 08 de dezembro de 1948, Dom Arcangelo Mazzoti, arcebispo de Sassari dá-lhes o hábito religioso. Este foi o nascimento da Sociedade das Filhas de Mater Purissima. Elas são comumente chamadas de “celestinas”, devido à cor azul de seu hábito religioso. Além de uma intensa vida de oração e de imitação da Virgem Maria, o seu apostolado centra-se na juventude feminina, com o objetivo de transmitir os valores do Evangelho e exortá-la à pureza da vida.

Madre Maria Paola assume a liderança da pequena comunidade, que ela administra como mãe, usando mais gentileza e exemplo do que autoridade. Nos anos que se seguiram, a pequena sociedade se desenvolveu, com a chegada de muitas vocações, levando à fundação de conventos. Falta-lhes meios financeiros e materiais, mas, Madre Maria Paola confia e as fundações são sempre realizadas. Sob as ordens de seu confessor, ela mantém um diário de 1927 a 1956, no qual ela traça aflições diabólicas, variando de inspirações de desânimo a agressões físicas.
Em 08 de dezembro de 1968, Paola percebeu que o Senhor aceitou a oferta total de sua vida pela santificação dos sacerdotes. Depois de três anos de sofrimentos, nasce para o Céu em 12 de agosto de 1971, na hora do Angelus.

Rumo à Beatificação e Canonização... 
A causa da beatificação e canonização de Maria Paola Muzzeddu começa em 11 de junho de 1992, em Sassari. A investigação diocesana que reúne os testemunhos de sua vida termina em 07 de outubro de 2004, depois foi enviada a Roma para ser estudada pela Congregação para as Causas dos Santos.

Após o relato positivo das diversas comissões sobre a santidade de Maria Paola Muzzeddu,  o Papa Francisco prosseguiu  no reconhecimento de suas virtudes heroicas em 11 de junho de 2019 , dando-lhe assim o título  “Venerável”.
Aquela que é conhecida como a Missionária da Pureza, continua a representar um límpido modelo de autêntica vida cristã para quem quer experimentar a beleza da pureza de coração.






Um comentário:

PC disse...

Como sacerdote peço sua intercessao.

Postar um comentário