Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

DOM BOSCO: significados e simbolismo em suas imagens.




A imagem de Dom Bosco ou "São João Bosco", embora pareça simples, tem muitos significados e revela muito da personalidade e da vida deste que é o "Padroeiro da Juventude, das crianças e dos adolescentes abandonados".
Dom Bosco tem uma peculiaridade rara que permite a representação exata de sua imagem e de sua fisionomia tal qual eram realmente no tempo em que ele era vivo. É que o corpo de Dom Bosco permaneceu incorrupto, ou seja, após a morte do santo, sem o uso de conservantes, seu corpo não apodreceu, não se corrompeu com tempo.




O fenômeno dos "Corpos Incorruptos" é algo extraordinário que só acontece na Igreja Católica. Existem cerca de 500 corpos incorruptos descobertos. São corpos de santos e beatos católicos. O de Dom Bosco é um deles. A igreja considera que a permanência dos corpos de santos e beatos sem entrarem em putrefação é um testemunho eloquente da santidade da pessoa, um atestado que o próprio Deus dá ao mundo, em defesa de seus santos. O fato de Dom Bosco ter seu corpo incorrupto possibilita-nos conhecer sua face, sua fisionomia. E é esta fisionomia que aparece nas representações deste santo tão especial. Dom Bosco é representado sempre de batina preta e clergyman, com seu rosto já conhecido no mundo inteiro. Às vezes, ele aparece de mãos cruzadas sobre uma mesa onde há um livro aberto. Outras vezes, ele aparece amparando crianças e adolescentes que estão ao seu redor, em posição de oração. Em todos os casos, ele aparece de batina preta e, às vezes, usando o "barrete", que é aquele tipo de "boné" usado pelos clérigos. Vamos, então, compreender estes símbolos.


A batina preta de Dom Bosco




A batina preta significa que ele é um sacerdote (padre) católico ordenado. Normalmente, os padres diocesanos, ou seja, os que não pertencem a uma ordem religiosa, é que usam a batina preta. Este é o caso de Dom Bosco. Há, porém, ordens religiosas cujo traje é também a batina preta.


O clergyman ou "colarinho branco"



O colarinho branco dos padres tem um significado muito bonito, o qual Dom Bosco levou a sério. Significa que aquele que o utiliza está se colocando no papel de servo, escravo daqueles a quem presta seus serviços. Este colarinho no pescoço era usado pelos escravos no mundo antigo, sendo de couro ou de ferro. Dom Bosco honrou o clergyman, pois tornou-se "escravo" a serviço das crianças e adolescentes abandonados - e eram muitos no seu tempo. Dom Bosco proporcionava a eles amor, amizade, estudo, diversão e uma profissão que os tornava independentes e donos de suas vidas. Foi uma vida inteira de serviço, serviço de servo, escravo das crianças e do dar um futuro digno a elas.


As mãos de Dom Bosco cruzadas sobre a mesa



As mãos cruzadas sobre a mesa representam o espírito de oração de Dom Bosco. E ele era um homem de oração profunda. Esta oração é que lhe dava força para continuar sua obra de amor às crianças abandonadas. Este espírito de oração de Dom Bosco também o levou a divulgar a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, de quem ele era muito devoto.


O livro aberto de Dom Bosco



O livro aberto representa todo o ensinamento que Dom Bosco deixou para a humanidade. E não foi pouco. As técnicas amorosas de abordagem das crianças por ele ensinadas são utilizadas e válidas até hoje. Além disso, Dom Bosco fundou a Ordem dos Salesianos, especializados na educação de crianças e adolescentes. Fundou também o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, uma congregação de freiras dedicas à educação e amparo de meninas abandonadas e menos favorecidas. Nos dois casos, Dom Bosco escreveu as regras e as orientações que os religiosos deveriam seguir para o bem das crianças.


Crianças e adolescentes junto de Dom Bosco



As crianças e adolescentes ao redor de Dom Bosco representam todas as crianças do mundo literalmente salvas da miséria e da marginalidade pelo próprio Dom Bosco e também pelo trabalho dos seguidores dele, nas ordens Religiosas que ele criou. São milhares, senão milhões de crianças atingidas pelo amor, pela bondade, pela misericórdia desse grande homem que se fez o servidor dos pequeninos tão queridos por Jesus.


O olhar de Dom Bosco



Em todas as representações deste grande santo, o olhar de Dom Bosco se destaca. Vemos o olhar profundo, que enxerga longe, que enxerga o coração sofrido das crianças e adolescentes. Vemos o olhar misericordioso deste homem que viveu, na sua própria infância, a marginalidade e a pobreza, mas que encontrou em Deus a saída para uma vida digna. Dom Bosco atraia as crianças fazendo mágicas, dançando, cantando, tocando instrumentos para elas e, assim, conquistava o coração dos pequeninos. Ele optou pelo celibato, por não se casar em favor do Reino de Deus, mas teve milhares, milhões de filhos do seu amor e de sua misericórdia. Que o exemplo de Dom Bosco nos ajude a encontrar o verdadeiro sentido de nossas vidas.


Oração a Dom Bosco

"Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nosso guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo. Ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu. Assim seja."



Nenhum comentário:

Postar um comentário