Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Servo de Deus Dom Otávio Ortiz Arrieta, Bispo Salesiano.




Dom Otávio Ortiz Arrieta nasceu em Lima, no dia 19 de abril de 1878. Quando os primeiros Salesianos chegaram ao Peru em dezembro de 1891, entre os jovens que acorreram também estava Otávio, que encontrou num deles, padre Carlos Pane, o amigo que a Providência lhe tinha preparado. Abertas as escolas profissionais, ele foi logo aceito e iniciado na profissão de marceneiro. Tornou-se modelo de piedade. Fez seu o lema de Domingos Sávio – “A morte, mas não pecados” – a ponto de ser apelidado de “pecadito”, por alertar sempre a si mesmo e aos amigos sobre o que poderia ser pecado. De aluno marceneiro a estudante, brilhou pela inteligência e pela vontade de ferro. Temperamento de artista, amou a música a ponto de alcançar um bom nível de competência. Tornando-se Salesiano, emitiu os votos perpétuos em 24 de maio de 1902 e foi ordenado sacerdote em 27 de janeiro de 1907: era o primeiro sacerdote peruano!

Em 1918 a diocese de Chachapoyas fica vacante. O direito de patronato concedido ao Presidente da República do Peru pelo papa Pio IX tornava a nomeação muito difícil naquele tempo, pois a nomeação era da competência do Parlamento. Por proposta do Núncio Apostólico, dom Lourenço Lauri, Ortiz Arrieta foi consagrado bispo em 11 de junho de 1922. A diocese de Chachapoyas – antiga diocese de “Quijos e Maynas” – compreendia, então, um território de 95.200 km2 e uma população de 250 mil pessoas. Após um mês de viagem, chegou à sede episcopal recebido como um anjo enviado pelo céu, depois de cinco anos de sede vacante. Foi modelo de bispo e mártir do dever. Quis viver sempre em visita aos seus filhos. Sua vida foi um viajar contínuo em longos dias a cavalo, a pé, na cordilheira, nas florestas, nos rios. Subia até as alturas geladas para, depois, descer aos vales tórridos. Quando chegava num lugar, reunia o povo na igreja e iniciava a catequese. Punha-se a confessar, muitas vezes até noite alta. Não lhe faltaram acidentes graves. Submeteu-se com admirável paciência a uma difícil cirurgia em que lhe foram separados os ossos do cotovelo e da clavícula para corrigir as deformações causadas por uma operação malsucedida, para repetir a mesma intervenção depois de três meses. Ele, porém, declarava-se feliz por sofrer pelas próprias ovelhas.
Nunca se concedeu verdadeiras férias. Quando estava distante, o seu pensamento ia sempre até onde houvesse “muitas almas que procurassem o Pastor”. Conservou sempre o estilo salesiano: amável, acolhedor, habitualmente alegre, próximo do povo. Os jovens enchiam as salas do antigo palácio episcopal. Organizou a banda musical e ele mesmo com simplicidade substituía algum músico que faltasse ao encontro. Com a paixão do catecismo no coração, ensinava-o sempre que o tempo lhe permitia. Foi um organizador nato: celebrou três sínodos diocesanos e organizou um bem-sucedido Congresso Eucarístico; reorganizou os arquivos paroquiais; criou Associações e Confrarias; publicou um jornal.
Teve amor de predileção pelos seus padres. Morava no seminário e uma vez por mês também se fazia de seminarista, compartilhando em tudo a vida dos seminaristas. Fugia das honras, quando lhe foi oferecida a sede primacial de Lima, insistiu para permanecer na sua humilde Chachapoyas.
Foi homem de grande vida interior, sempre unido a Deus, que ele via em cada acontecimento. Quando pregava, todos percebiam a sua santidade sacerdotal e a chama de amor de Deus que ardia em seu coração. Mantinha o rosto sereno tanto nos momentos de alegria como de provação, porque possuía a arte de esconder as próprias penas num sorriso constante. Tinha um coração simples; com a mesma naturalidade celebrava devotissimamente a Santa Missa ou um Pontifical, entretinha-se com seus seminaristas, ou com os camponeses e as crianças, cortava e pregava madeira, lembrança da sua antiga arte de marceneiro, ou resolvia situações difíceis.

Foi generoso também com seus inimigos. Alguns entraram no seu quarto para matá-lo e não o encontrando, queimaram e saquearam tudo. Ele logo expressou palavras de perdão. Morreu aos 80 anos, em 1º de março de 1958, na sua Chachapoyas onde, venerados pelos fiéis, repousam seus restos mortais.
O Processo diocesano relativo a Dom Otávio Ortiz Arrieta foi realizado na Diocese de Chachapoyas de julho de 1992 a 22 de dezembro de 2001, cuja validade foi reconhecida pela Congregação das Causas dos Santos com decreto de 3 de outubro de 2003. Preparada a Positio, discutiu-se, segundo o procedimento habitual, se o Servo de Deus exercera as virtudes em grau heroico. Com resultado positivo, houve em 19 de fevereiro de 2015 o Congresso Peculiar dos Consultores Teólogos. Os Cardeais e Bispos, na Sessão Ordinária de 7 de fevereiro de 2017, reconheceram que o Servo de Deus exerceu em grau heroico as virtudes teologais, cardeais e correlatas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário