Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

domingo, 10 de setembro de 2023

Beato Gonzalo Barron Nanclares, Presbítero da Congregação dos Sagrados Corações e Mártir (Guerra Civil Espanhola)


Mártir em Madrid em 2 de setembro de 1936. Era natural de Ollauri (Logroño). Nascido em 20 de outubro de 1899. Professou em 5 de agosto de 1917. Ordenado sacerdote em 17 de março de 1923. (Reinado Social 1939, n. 186, faz um cálculo das homilias pregadas por ele nos 13 anos de seu profícuo sacerdócio de cerca de "15 mil" - não se sabe ao certo). Por mais que pareça exagerado, todas as notícias dizem que o seu ardente zelo lhe dava tempo e força para tudo.

Foi o apóstolo da Entronização do Sagrado Coração e da Adoração Noturna no Lar na Espanha. Chegou a reunir 40.000 adoradores noturnos. A guerra surpreendeu-o em Madrid na sua morada habitual.

Ele era muito conhecido em Madrid por causa de sua pregação no Morro dos Ángeles (Madrid), e foi muito procurado, por isso trocava de lugar de vez em quando. Não suportava ficar preso sabendo que havia tantos que sofriam ou precisavam de ajuda espiritual. Por isso saiu da Legação das Honduras, onde esteve algum tempo, e foi para uma família conhecida.

Em uma das suas saídas de casa, os milicianos comunistas seguiram-no pela rua até que o cercaram e prenderam. Era o dia 01 de setembro de 1936. Fizeram-lhe uma simulação de julgamento, no qual declarou, segundo uma testemunha amiga dele, que era padre e que tinha pregado várias vezes no Morro dos Ángeles, pois, essa era a sua missão. No dia seguinte, apareceu fuzilado nos altos do hipódromo, fora de Madrid. Tinha apenas 37 anos.

Foi beatificado em 13 de outubro de 2013, durante o pontificado de do Papa Francisco.


Fonte: redes sociais do professor José Eduardo Câmara, hagiógrafo (com a permissão do pesquisador). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário