Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

sábado, 16 de dezembro de 2023

A Bem-aventurada Família Ulma, mártires da fé e caridade.


Cardeal Semeraro: a família Ulma é exemplo de "santidade da porta ao lado"
Caridade e acolhimento - o fio vermelho que percorre a vida e o martírio da família polonesa, a primeira na história da Igreja cujos membros são beatificados ao mesmo tempo. Em homilia, o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos recordou os nomes dos judeus mortos com os Ulma e a mensagem do mais jovem dos novos Beatos, que veio "à luz do mundo no momento do martírio de sua mãe": acolher, amar e proteger a vida.

Markowa está repleta de fiéis e de sol neste dia de setembro em que tudo brilha mais forte, até mesmo o céu azul. Milhares de pessoas vieram de toda a Polônia para celebrar e se alegrar com a beatificação de Jozef, Wiktoria e seus sete filhos. Eles são os Ulmas, "Os Samaritanos de Markowa", a família capaz de transformar sua casa "no lugar daquela que o Papa Francisco chama de santidade da porta ao lado". Isso foi lembrado na homilia do prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro: ao dar acolhimento a oito judeus perseguidos pelo regime nazista, "a casa dos Ulma se tornou aquela hospedaria onde o homem desprezado, marginalizado e ferido de morte era hospedado e cuidado".

Na escola do Evangelho
Jozef e Wiktoria, diferentes no caráter, mas com um horizonte comum, formaram seus corações e os de seus filhos meditando, orando e acolhendo diariamente a Palavra de Deus. "Eles viveram uma santidade que não era apenas conjugal", continuou o prefeito, "mas totalmente familiar", iluminada e sustentada pela graça santificadora do Batismo, da Eucaristia e dos outros sacramentos. Somente dessa forma poderiam emergir "a beleza e a grandeza do Sacramento do Matrimônio".

A testemunha sem nome
Tudo está parado na esplanada em Markowa quando o bispo Grzegorz Chudzio traduz para o polonês as palavras de Semeraro sobre o menor dos novos Beatos, a criatura que Wiktoria carregou em seu ventre "e que veio à luz no tormento da carnificina de sua mãe" .

Sem nunca ter pronunciado uma palavra, hoje o pequeno Beato clama ao mundo moderno para que acolha, ame e proteja a vida, especialmente a dos indefesos e marginalizados, desde o momento da concepção até a morte natural. É a sua voz inocente que quer mexer nas consciências de uma sociedade onde o aborto, a eutanásia e o desprezo pela vida, vista como um fardo e não como um dom. A família Ulma nos encoraja a reagir a essa cultura do descarte, que o Papa Francisco denuncia".

A amizade judaico-cristã
A saudação do cardeal Semeraro aos representantes da comunidade judaica presentes no rito de beatificação seguiu-se à lista dos nomes dos membros das duas famílias acolhidas pelos Ulma e que perderam suas vidas com eles. "Essa reunião de famílias judias e uma família católica no mesmo martírio tem um significado muito profundo" porque oferece "a mais bela luz sobre a amizade judaico-cristã, tanto em nível humano quanto religioso".

Pacificadores
Outro elemento de luz surge da atualidade da mensagem dos Ulma, que, com seu gesto para com os mais necessitados, referem-se à necessidade urgente de acolhimento. O contexto ao qual o cardeal se refere - sem esquecer o incrível compromisso da Polônia em ajudar os civis que fogem da guerra - é a invasão russa na Ucrânia: "a intercessão dos novos Beatos e seu testemunho de caridade evangélica encoraja todos os homens de boa vontade a se tornarem pacificadores". 

A coragem de viver a fé
Nas palavras do prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, há também uma sincera gratidão aos muitos outros poloneses que deram refúgio aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, pagando por essa escolha consciente com a própria vida. Há também um forte desejo de que "em todos nós, o testemunho martirial da família Ulma desperte o desejo sincero de professar e viver a fé com coragem".

A periferia no coração da Igreja
Markowa neste domingo, 10 de setembro de 2023, parece ser o centro do mundo para o qual a Igreja universal olha, honrando seus nove filhos, Józef e Wiktoria, Stanisława, Barbara, Władysław, Franciszek, Antoni, Maria e o mais novo (sem nome), que veio ao mundo no momento do martírio de sua mãe.

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário