Hoje, primeiro domingo após o dia 01 de novembro, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana celebra a Solenidade de Todos os Santos.
Realmente é uma festa solene e muito necessária para a nossa fé. Isso porque são muitíssimos os Santos e Santas no Céu, além dos milhões e milhões de almas bem-aventuradas, que já veem a Face de Deus em visão beatífica. Todos esses, mesmo que não sejam canonizados ou beatificados, são também santos.
O Livro do Apocalipse de São João narra a seguinte visão:
"Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão, e bradavam em alta voz: A salvação é obra de nosso Deus, que está assentado no trono, e do Cordeiro.
E todos os Anjos
estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Animais; prostravam-se de
face em terra diante do trono e adoravam a Deus, dizendo: Amém, louvor, glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força
ao nosso Deus pelos séculos dos séculos! Amém.
Então um dos
Anciãos falou comigo e perguntou-me: Esses,
que estão revestidos de vestes brancas, quem são e de onde vêm? Respondi-lhe:
Meu Senhor, tu o sabes. E ele me
disse: Esses são os sobreviventes da
grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.
Por isso, estão diante do trono de Deus e
o servem, dia e noite, no seu templo. Aquele que está sentado no trono os
abrigará em sua tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os
abrasará, porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os
levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos."
Nesta incontável multidão não estavam apenas os santos e santas canonizados ou beatificados, mas, TODOS OS SANTOS E SANTAS que estão no Paraíso. Ali está aquele seu avô ou avó que todos diziam: "era um santo, era uma santa"... Aquele seu tio ou tia que praticava religiosamente sua fé e que dava bom exemplo com seus gestos de amor, caridade e respeito ao próximo... Está aquele seu irmão ou irmã queridos, aquele primo ou prima que você tanto amava e amam e que você admira por ter sido um bom católico, que morreu com os sacramentos da Igreja e em paz com Deus... Ali está seu saudoso esposo, sua querida esposa ou filhos, cuja lembrança de terem sido bons cristãos é viva no coração e na mente dos que ficaram na saudade... Ali estão as criancinhas que morreram tão precocemente, muitas vezes, ainda bebês ou abortadas, e que Deus, em sua misericórdia infinita já os acolheu e, agora, pertencem ao numerosíssimo exército dos eleitos...
Pois, a todos estes nossos amados e queridos "santos não canonizados", a Igreja reserva um dia para também homenageados que é exatamente o dia de hoje.
Que façamos desta festa uma grande festa! Regozijemos no Senhor com toda a nossa alma, com todo o nosso coração e com toda a nossa mente, em louvor e ação de graças por ter concedido a salvação e vida eternas a todos esses homens e mulheres, jovens e velhos, criancinhas e bebês que já gozam no Céu da visão da Santíssima Trindade e da convivência felicíssima com a Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria, com São José, São João Batista, com todos os Santos Patriarcas e Profetas, com todos os Santos Apóstolos e Discípulos do Senhor, com o numeroso Exército dos Santos Mártires de Deus, com todos os Santos Eremitas, Anacoretas e Cenobitas, com todos os santos Pastores e Confessores, com a multidão das Virgens, com todos os Santos Monges e Monjas, com todos os Doutores da Igreja, com todos os Santos Missionários, com todos os Santos e Santas leigos e leigas, Pais e Mães de Família, formando, enfim, a imensa e incontável Igreja Triunfante!
Amém! Amém! Amém!
Feliz Dia de Todos os Santos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário