Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

sexta-feira, 23 de março de 2018

São Pedro Nolasco, Religioso fundador da Ordem dos Mercedários e Padroeiro dos encarcerados


Na história das deportações encontramos um capítulo tristíssimo e infelizmente não último, que se refere às devastações dos sarracenos ao longo das costas italianas e espanholas para saquear e capturar homens e mulheres, levados à força aos confins da África para serem vendidos como escravos e depois restituídos aos parentes mediante volumosa soma de resgate. Nesta calamidade insere-se um capítulo de exultante caridade e devoção mariana. Em Barcelona, na noite entre 1º e 2 de agosto de 1218, Nossa Senhora teria aparecido a Pedro Nolasco, um jovem de vinte e nove anos, para convidá-lo a fundar uma Ordem religiosa com o fim principal de resgatar os prisioneiros.
Pedro Nolasco nasceu no dia 29 de julho de 1183, no pequeno povoado de Mas-Saintes-Puelles da Diocese de Saint Paul, no sul da França, no antigo condado de Languedocentre Tolosa e Carcasona. Seu pai era um comerciante abastado e sua mãe dona de casa, ambos fervorosos cristãos o levaram para batizar e lhe impuseram o nome cristão de Pedro.
O pequeno Pedro manifestou sempre uma doçura como virtude específica. Conta a lenda do seu tempo que, certo dia estando no berço entrou um enxame de abelhas no quarto onde a criança repousava tranquila e deixaram um favo de mel nas suas mãozinhas. Sinal da doçura que destilaria Nolasco durante toda a sua vida.
A época de Pedro Nolasco foi para os países ao redor do mar Mediterrâneo uma época de guerras religiosas em que se digladiavam a cruz de Cristo e a meia lua de Mohamed. Semeando a desolação nos lares mais organizados, tanto de ricos abastados como de pobres, em que muita gente era aprisionada e feita cativa em nome de Alá (Deus). Algo parecido com o que acontece hoje com o chamado estado islâmico. Homens e mulheres, adultos, jovens e crianças, eram submetidos a um duro cativeiro, obrigados a realizarem trabalhos pesados. As mulheres eram usadas nos mais baixos instintos, principalmente jovens que eram violentadas. Seres humanos que se tornavam mercadoria em mãos daqueles que se diziam seus donos.

O pai de Pedro Nolasco transferiu-se para Barcelona, onde se estabeleceu como rico mercador. O jovem Nolasco acompanhava seu pai nesta tarefa de mercadejar nas cidades litorâneas onde o seu pai vendia a mercadoria e muitas vezes Pedro testemunhava os maus tratos dos infelizes cativos. Alguns desses cativos eram oferecidos também como mercadoria. A alma de Nolasco se afligia e ele prometia a Deus que aliviaria o sofrimento destes irmãos abandonados à sorte.
Em 1203, com 20 anos, encontramos Pedro Nolasco comprando cativos. Dava liberdade aos pobres infelizes, devolvendo-lhes às suas famílias. Com a morte de seus pais, o jovem Nolasco herdou toda a fortuna da família a qual renunciou em benefício da redenção dos cativos.
“Ninguém tem maior caridade do que aquele que dá a vida pelo irmão.” Estas palavras martelavam profundamente a alma do jovem Nolasco, que unido a outros jovens, moças e rapazes não se entregavam somente a redenção de cativos, mas gastavam suas horas entre os empestados no Hospital de Santa Eulália.
Além da invasão árabe entre os espanhóis, mais uma desgraça se abatia sobre o povo. Uma peste que dizimava as cidades afetava as multidões sendo insuficiente o atendimento hospitalar (como hoje o ebola ou a dengue). Então nossos jovens cheios de amor ao próximo sofredor cuidavam dos enfermos. Este Hospital mais tarde formou parte da estrutura das redenções, pois os cativos eram levados para uma quarentena e lá tratados com todo carinho.
Os recursos econômicos minguaram, as moedas guardadas nos cofres não davam mais para comprar tão rica mercadoria e o número de cativos cada vez crescia mais. Em certa noite, Nolasco não conseguia conciliar o sono e pôs-se a rezar e pedir à Mãe do Céu, de quem era profundamente devoto, que o auxilia-se. Eis que a noite se iluminou e lá estava Maria amorosa com um branco hábito em suas mãos. “Nolasco”, disse a Mãe de Jesus, “é vontade de meu filho e vontade minha que fundes uma Ordem religiosa para remir os cativos. Eis que nós estaremos sempre contigo”. Quando Pedro Nolasco voltou a si, a linda Senhora havia desaparecido.
Nolasco esperou amanhecer e correu para contar o sucedido ao seu confessor Raimundo de Penafort e ambos foram contar ao Rei Dom Jaime I de Aragão e ao bispo de Barcelona Dom Berenguer de Palau que aprovaram entusiasmados a inspiração de Pedro Nolasco. No dia 02 de agosto de 1218, o rei achou por bem ter uma Organização do reino para redenção dos cativos, desejo falido do rei Afonso II. Dez dias depois, no dia 10 de agosto do mesmo ano, a harmonia do órgão e os cantos enchiam a catedral de Barcelona.
Uma nova Ordem religiosa constituía-se oficialmente e um grupo de jovens de saiotes brancos proclamavam as grandezas de Deus por meio de Maria Santíssima e emitiam três votos comuns às ordens religiosas: dominicanos, franciscanos, servitas, agostinianos, trinitários e etc.
Mas a vontade daquele grupo movido pela caridade ainda gritara, perante os fieis reunidos no templo, um quarto voto: “daremos nossas vidas, se necessário for, para tirar do cativeiro um irmão necessitado”. A regra deles, redigida sob a direção de são Raimundo de Penafort, exigia o Voto heroico que custou à Ordem Mercedária alguns milhares de vidas e muito sangue derramado, imitando assim o Redentor dos homens, Jesus, que São Pedro Nolasco tão bem imitou durante toda a sua vida. Esse voto obrigava a oferecer-se como escravo dos muçulmanos, quando necessário, para livrar um cristão em perigo de apostasia. Dos vinte e seis mil prisioneiros libertados por mercedários, no seu primeiro século de vida, nada menos que 890 foram resgatados e reconduzidos à pátria por Pedro Nolasco. Mas ele não se limitava a estabelecer com os mouros o preço do resgate. A um preço bem mais árduo de sofrimentos, torturas, prisões, Pedro Nolasco pregava o Evangelho aos infiéis, arriscando a própria vida.


Esta Ordem recebeu muitos nomes. Chamou-se Ordem de Santa Eulália; Ordem das Mercês dos cativos, Ordem da Redenção dos cativos; Ordem das Mercês. Desde 1272 o verdadeiro nome é: Ordem da Virgem Maria das Mercês da Redenção dos Cativos.
Logo apareceu a Rama feminina, as freiras, fundada por Santa Maria de Cervellón, com um grupo de moças que ajudaram muito a Pedro Nolasco e a seus religiosos orando na capela pelo êxito da redenção.
São Pedro Nolasco preocupou-se sempre em ser fiel imitador de Cristo, não só na caridade, mas também nos gestos e atitudes. Este varão de Deus dedicou toda a sua vida a serviço do próximo vendo em cada sofredor o próprio Cristo. Os historiadores mais recentes dizem que ele morreu em Barcelona, no dia 06 de maio de 1245.
Para melhor realizar sua missão, sua “equipe” se constituía de clérigos, irmãos de obediência; donatos (leigos serventes de convento de frades e que usam hábito), amigos piedosos que permaneciam com os religiosos ajudando nos vários serviços domésticos e mais tarde emitiam os votos; terciários, leigos que viviam com sua família, mas participavam dos bens espirituais da Ordem, e em momentos determinados da história fez-se mister grupos armados para defender os navios ou outros transportes dos cativos da pirataria. Viviam em seus castelos e usavam armas. Às vezes eram requisitados pelo rei para exercer sua guarda.
A missão principal de todos era recolher esmolas para pagar o resgate de cativos. Que muitas vezes era insuficiente e, se o cativo estivesse numa situação grave, um ou dois redentores deveria ficar como refém até ser resgatado.
É grande o número de religiosos que deram a vida para salvar os cativos. São Raimundo Nonato, São Pedro Armengol, São Serápio, São Pedro Pascual, São Juán Gilaber Jofré, e alguns milhares dos quais desconhecemos os nomes, mas estão escritos no céu. Entre os anos 1302 e 1489 foram feitas aproximadamente 153 redenções em que foram resgatados 18.623, segundo dados do historiador Garí e Siumell.
Após a aparição da Virgem, num momento de encanto, Nolasco viu uma frondosa árvore. Mas logo chegaram uns desalmados com foices e machados e começaram a decepar os galhos, porém, quanto mais galhos eram derrubados, mais rebentos nasciam. Esta visão foi prenúncio da expansão no mundo do carisma do fundador que dividido em forma de associações e grupos religiosos, tornou-se presente na Igreja a obra redentora de Cristo.
São Pedro Nolasco foi um homem destemido, profundamente conhecedor das questões sociais e políticas do seu tempo, exímio articulador e organizador de expedições para resgatar cativos. Homem que sabia usar bem as estratégias do seu tempo para alcançar seus objetivos. Diz a história que quando seu dinheiro acabou, ele criou uma campanha de arrecadação de recursos pelas esquinas da cidade de Barcelona, colocando arcas de redenção, onde as pessoas depositavam doações. Nolasco havia conseguido também uma autorização do Bispo para sair pelas igrejas pregando e conseguindo mais recursos. Nolasco era um homem que transitava no palácio do Rei, nos ambientes mais ricos, sem deixar jamais de viver de forma humilde entre os mais pobres.
Em 1256, ele partiu para a glória sabendo que ele, seus filhos espirituais e sua ordem – que foi abençoada pela Igreja e reconhecida pelo rei – já tinham resgatado muitos cristãos da escravidão.

Assim, era um santo, homem de profunda oração, muito mariano e com vocação heróica. Nunca foi ordenado sacerdote, morreu leigo (religioso), preferindo ser chamado de frei Pedro Nolasco, pela sua simplicidade. A Ordem também não recebeu seu nome, e sim o nome da Mãe de Jesus, com título de Mercês.


Os mercedários, como são chamados os que pertencem à Ordem fundada por São Pedro Nolasco, atualmente trabalham entre os encarcerados, nas missões e na ação pastoral junto ao povo e à juventude. São Pedro Nolasco é considerado protetor dos encarcerados.
Que São Pedro Nolasco nos ajude a viver o espírito do Cristo Redentor nos dias de hoje.



http://mercedarios.com.br/sao-pedro-nolasco
http://www.imaculadaconceicaoriopreto.com/listaprod.asp?lista=categoria&tipo_id=2&prod_id=300



Nenhum comentário:

Postar um comentário