Aos leitores e leitoras do site: Santos, Beatos, Veneráveis e Servos de Deus, também intitulado: “Santos e Beatos Católicos”.
Apesar do objetivo maior ser a memória e o conhecimento da vida de santos (as), beatos (as) e demais candidatos (as) aos santos altares, não podemos de deixar de fazer menção, aqui, a um “santo” muitas vezes esquecido por nós, católicos: nosso santo Anjo da Guarda, ou, Anjo Custódio.
Infelizmente, pessoas com pensamento e pseudo-espiritualidade esotérica, tem cada vez mais se apropriado do tema e, não raro, encontramos livros e revistas que abordam de maneira completamente equivocada e até mesmo herética, a figura do santo anjo de nossa guarda.
As os seres angélicos, como bem ensina a Santa Doutrina Católica, são todos criaturas de Deus, feitos por Ele para seu serviço e para, muitas vezes, intermediar o poder e a vontade divina também no serviço do homens e da mulheres, ambos criados imagem e semelhança de Deus adotados como seus filhos e filhas pelo Santo Batismo.
Como sabemos pela Palavra de Deus revelada e pelo Santo Magistério da Igreja, muitos desses seres angélicos, por livre e espontânea vontade, fazendo uso da liberdade que Deus dá a todos os seus filhos e filhas sercientes, revoltaram-se contra a vontade de Deus, foram expulsos da presença divina, pelos Anjos bons e fiéis a Deus, liderados por São Miguel Arcanjo, e lançados à obscuridade do inferno, em suas terríveis prisões, destinados para sempre (por causa de sua decisiva escolha) a uma eternidade sem Deus, absortos em raiva e ódio contra Deus, inveja dos filhos de Deus e planejando continuamente afastar o maior número de almas possíveis da herança da vida eterna. Viraram o que a Bíblia chama de “demônios”, “espíritos impuros”, “espíritos malignos” ou “anjos decaídos”.
Porém, a todos aqueles anjos que permaneceram humildes e fiéis a Deus, escolhendo servi-lO e obedecê-lO por toda a eternidade, Deus lhes concedeu o prêmio da visão beatífica, isto é, poder contemplar a Santíssima Face por toda a eternidade, conhecendo suas grandezas e belezas infinitas, em graus conforme suas hierarquias naturais e a graça sobrenatural na qual foram revestidos. Tornaram-se o que a Sagrada Bíblia chama de “anjos” (se bem que o termo significa “mensageiro”), espíritos angélicos ou “de luz”, seres, como dissemos, totalmente dedicados a fazer a Vondade de Deus, obedecendo-Lhe em tudo quanto Ele lhes ordenar, e fazendo-o com imenso prazer, alegria e diligência, sedentos em agradar Àquele que os criou com tando amor e carinho, não como seus “robôs” ou “marionetes”, mas, como seres plenamente cientes e livres, que escolheram continuar unidos a Deus e servi-lO por toda a eternidade.
O NOSSO ANJO
Depois de Deus, de Maria Santíssima e de São José, ninguém, no Céu e nem na Terra, nos ama como o nosso Anjo da Guarda. Ele é um príncipe da Corte celeste, nosso irmão (apesar da natureza angélica ser diferente e muito superior à humana) no dogma do Corpo Místico de Cristo.
De Deus, assim que fomos gerados, cada Anjo da Guarda recebeu a missão de nos acompanhar no decurso de nossas vidas e de interceder por nós, zelando, na medida do possível, para que nós alcancemos um dia a salvação eterna. Assim, nossos Anjos nos amam por "dupla via" : pelo amor natural e sobrenatural que ele traz em si, pois, são criaturas boníssimas, puras e cheias da graça de Deus, bem como, por causa do amor e zelo que eles tem por Deus e sua vontade. Portanto, sabedores que são do quanto Deus nos ama e os ama, inflamam-se de ardentes desejos e propósitos de nos amar e de tudo fazerem – dentro do que podem e lhes é permitido – para nos conduzir a Deus, nos protegerem contra o mal e nos inspirarem para o bem.
Mas, Deus respeita nosso livre arbítrio. Por isso disse e destaquei a frase acima: dentro do que podem e lhes é permitido, pois, somos nós, com o nosso livre arbítrio e as sentimento, que podemos dar-lhes a permissão ou não de que eles nos ajudem. Não Deus! O Senhor sempre quer nos salvar. Nós é que podemos dizer "sim" ou "não". Mas, mesmo quando dizemos "não", os Anjos da Guarda, até o fim de nossas vidas, continuarão a interceder por nós. É uma missão que eles terão que prestar contas a Deus. E, como nunca desistem, pouso, não são fracos como nós, a cumprirão até o último momento.
NOMES DE NOSSOS ANJOS
São muitos os que se "preocupam" ou tem curiosidade com esse tipo de informação. Lembremos que os Anjos / seres angélicos são puros espíritos, com natureza totalmente diferente da nossa e "absurdamente" superior à nossa.
Aqueles que tem "nomes" mencionados nas Sagradas Escrituras tem nomes que designam sua missão, não propriamente seus nomes reais: MIGUEL: "Quem como Deus"; GABRIEL: "Poder de Deus". RAFAEL: "Deus cura" , ou, "Medicina de Deus". Pode ser que seus reais nomes nem sejam esses! Os que receberam, repito, designaram suas missões ou funções.
O próprio patriarca Israel ("aquele que lutou com Deus", ou, "Guerreiro de Deus") tinha como nome Jacó. Israel foi um "apelido" ou "título" que lhe foi dado. Os jovens amigos do profeta Daniel tinham por nomes: Misael, Ananias e Azarias, mas, tinham nomes "babilônicos" : Sidrac, Misac e Abdênego...
Assim, os nomes reais dos Anjos podem até ser impronunciáveis em quaisquer línguas humanas. Portanto, só os saberemos na eternidade, quando os laços do corpo, do tempo e nem do espaço nos prenderem mais... Então, é completamente inútil e sem sentido algum querer saber, neste mundo, como se chamam de verdade...
ALGUNS EXEMPLOS DE SANTOS QUE TIVERAM ESPECIAIS EXPERIÊNCIAS COM SEUS ANJOS DA GUARDA:
![]() |
Santa Francisca Romana (via-o constantemente) |
![]() |
São Pio de Pietrelcina (via-o constantemente) |
![]() |
Santa Maria Faustina Kowalska (algumas aparições) |
![]() |
Santa Maria de Jesus Crucificado (Mariam Baouardy), virgem carmelita descalça e estigmatizada (algumas aparições). |
![]() |
Beata Ana Catarina Emmerich (algumas aparições) |
![]() |
Serva de Deus Irmã Maria Antônia (Cecy Cony), religiosa brasileira virgem e mística (via seu anjo da guarda constantemente). |
Sua história pode ser encontrada aqui, no site, em:
http://www.santosebeatoscatolicos.com/2016/09/serva-de-deus-maria-antonia-virgem.html
ORAÇÃO AO NOSSO ANJO DA GUARDA
Ó Santo Anjo da Guarda, meu amigo e irmão em Deus, apesar da imensa distância que há entre a natureza angélica e a humana, além da minha indignidade e dos meus pecados - perante a vossa pureza e santidade - sei que me amais com terno amor, pois Deus vos deu a mim como guardião, companheiro e protetor.
Vós que continuamente contemplais a Face de Deus na glória celeste e, ao mesmo tempo, estais ao meu lado, inspirai-me profundo amor e santo temor por Deus e desejo de fazer a sua Divina Vontade, para que possa considerar o pecado como inimigo e nutrir por ele ódio e aversão.
Defendei-me dos ataques, planos, embustes e insídias diabólicos, pois os demônios - que também são anjos, apesar de decaídos - "não cansam e nem descansam" de nos tentar e de querer nos afastar de Deus.
Que as ilusões do mundo não me seduzam e a todas eu possa ver, claramente, como passageiras e fúteis.
E, principalmente, vos rogo: protegei-me de meu maior inimigo: de minha própria carne: de meus "apetites", concupiscências, egoísmo, orgulho e auto-suficiência.
Por fim, quando chegar próximo o termo de minha vida terrena, ó meu Santo Anjo, vinde em meu auxílio, para que eu venha a morrer piedosamente, com a assistência dos Santos Sacramentos da Confissão, Unção dos Enfermos e o Viático - Santíssima Eucaristia, conforme a Grande Promessa do Sagrado Coração de Jesus (a quem já fez as Nove Primeiras Sextas-Feiras) e do Imaculado Coração de Maria (para quem já fez os Cinco Primeiros Sábados) e assim, convosco ao meu lado, possa comparecer perante o Justo Juiz, confiado e amparado, também, pela presença e defesa da Santíssima Virgem Maria, minha Mãe, Rainha e Senhora, e a de São José. Amém!
Santo Anjo da Guarda, rogai por mim! Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário