Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Serva de Deus Maria Josefa Menéndez, Virgem e Mística.


María Josefa Menéndez (* 04 de fevereiro de 1890, Madrid, España; † 29 de dezembro 1923, Mosteiro Les Feuillants Poitiers, Francia), foi uma mística e religiosa da Companhia do Sagrado Coração de Jesus.
Teve uma infância feliz, rodeada por três irmãs menores e um irmão menor que morreu na infância. Provinha de uma família modesta. Cedo sentiu a vocação monacal. Como costureira e filha maior, desde 1907 teve que intensificar o trabalho para ajudar o sustento de sua família. Diante de muitíssimos pedidos, abre com sua irmã Mercedes uma oficina de costura. Possuía qualidades de liderança e um caráter alegre. Em 1912 seu pai morreu. 

Em 1917 ingressou no noviciado das Filhas Reparadoras do Divino Coração, com uma grande pena para sua mãe. Foi somente quando sua irmã menor passou a ser capaz de fazer-se útil com seu trabalho em casa que ela resolveu deixar Madrid. Em 05 de fevereiro de 1920, uniu-se ao Sagrado Coração no mosteiro das monjas “Les Feuillants de Poitiers”, na França.
No mosteiro, a irmã coadjutora Josefa experimentou visões do Sagrado Coração de Jesus das quais fazia registros escritos. Destacam-se também numerosas visões que teve do inferno e dos condenados que ali habitam. Em seus escritos, Irmã Josefa explica como os condenados são torturados por demônios segundo as causas de suas condenações. Como exemplo, os ladrões penam com as mãos ardendo em chamas.
Irmã Josefa explica com detalhes o som dos lamentos, das cadeias e dos gritos de espanto que se podem escutar no mundo inferior, assim como o odor tóxico de enxofre e de carne podre dos pecadores que se abrasam. De volta a si de suas visões as irmãs do mosteiro podiam constatar nas vestimentas de Irmã Josefa um estranho odor de carne podre. Sua vestição se realizou em 16 de julho de 1920. Professou seus votos religiosos em 16 de julho de 1922.
Pouco tempo após seu falecimento, em 1923, se abriu a causa de sua beatificação.
Em 1938, com a permissão do então Cardeal Secretário de Estado Eugênio Pacelli (que será Pio XII), o Editorial do Apostolado da Oração de Toulouse publicou “Um Appel à l’Amour”, a biografia de Josefa Menéndez, que inclui seus próprios registros de suas visões. Essa biografia, com as descrições contidas em suas visões, foi traduzida para vários idiomas e já foi divulgada em todo o mundo. Josefa escreveu em castelhano a primeira versão de sua biografia “Um Appel à l’Amour”. 

2 comentários:

Aldo disse...

Bom dia, senhores!
Salve Maria!
Gostaria de saber mais sobre a vida da Beata Josefa Menéndes.
Poderiam me informar, aonde encontro o livro publicado
sobre sua biografia?
Muito obrigado!
Salve Maria!
Geraldo P. Albuquerque

Mário Freire disse...

Olá, Geraldo!
Você encontrará o livro no site da Editora da Misericórdia Divina (https://www.misericordiadivina.com.br/livros).

Postar um comentário