Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Beata Teresa de Calcutá: canonização próxima graças a milagre no Brasil?



Madre Teresa de Calcutá pode ser canonizada "por causa de um brasileiro". Entrevista ao Pe. Elmiran Ferreira “intermediário entre o miraculado e a beata”. Sacerdote da diocese de Santos, São Paulo, relata à ZENIT mais detalhes do milagre.


Brasília, 24 de Novembro de 2015 (ZENIT.org) Thácio Siqueira


No dia 19 de junho desse ano foi instalado na Diocese de Santos, São Paulo, Brasil, o Tribunal sobre a Causa da Bem-Aventurada Teresa de Calcutá, responsável pelo Inquérito Diocesano de um possível milagre atribuído à intercessão da Bem-Aventurada, acontecido na cidade de Santos em meados de 2008.

Ao concluir-se o processo diocesano, no dia 26 de junho, a documentação foi transferida para Roma, para a Congregação para as Causas dos Santos, “que tem como primeira tarefa conferir validade canônica aos documentos redigidos, reconhecendo o desenvolvimento correto da investigação. Tendo por base essa documentação, reconhecida e sancionada pelo Decreto sobre a validade jurídica, será aberta a segunda fase do processo em Roma”, conforme escrito no registro da própria diocese de Santos.

Semana passada, 19 de setembro, a agência Agi indicou como possível data para a canonização de Madre Teresa de Calcutá, a segunda-feira, 5 de setembro de 2016, memória litúrgica da beata; já o Vatican Insider aposta para o 4 de setembro do próximo ano, domingo.

Conforme notícias da Agi “O milagre atribuído à intercessão da Beata albanesa será examinado pelos cardeais e bispos da Congregação das Causas dos Santos no próximo mês”. “Embora o exame dos prelados não é de mérito – que é feito pela consulta médica do Dicastério e já aconteceu com êxito positivo – é sempre possível algum pedido de aprofundamentos que podem adiar mais os tempos do processo. Uma vez que os cardeais e bispos da Congregação se pronunciem, a decisão é apresentada ao papa pelo cardeal prefeito, que aprova o milagre e portanto comunica a data da cerimônia ao consistório de cardeais".

Nessa semana entramos em contato com o Pe. Elmiran Ferreira, da diocese de Santos. O contato do miraculado com a Beata Madre Teresa deu-se por intermédio desse sacerdote, pároco da Paróquia N. S. Aparecida, em São Vicente. Pe. Elmiran conta a ZENIT mais detalhes. Acompanhe abaixo:


***********

ZENIT: Como se deu o milagre que pode levar Madre Teresa de Calcutá aos altares? Poderia contar um pouco?

Pe. Elmiran Ferreira: Sim, é com alegria que posso testemunhar a graça de Deus em minha vida. Para mim é muito importante acolher e atender bem as pessoas que me procuram, em nome de Deus e da Igreja sobretudo se tratando de saúde.

Em 2008, determinado dia eu fui celebrar para as irmãs da caridade, assim conhecidas irmãs da Madre Teresa de Calcutá, lá recebi das irmãs algumas relíquias e medalhinhas, voltando para a paróquia por volta de 18h, em seguida chegou um membro da família em prantos dizendo que tal pessoa tinha ido para a UTI e que a situação tinha se agravado.

Me pus a escutar o sofrimento da família, no final deste encontro rezamos juntos e entreguei uma destas relíquias com a oração da Bem-Aventurada Madre Teresa e uma medalhinha, e disse para a família: "Vamos continuar rezando e pedindo a graça de Deus pela interseção da Madre Teresa de Calcutá". Este membro da família voltou para o hospital e ali rezou esta mesma oração e depositou ao lado do enfermo esta mesma relíquia, aproximadamente dois dias ele recebeu alta do hospital.

Na oração da relíquia pedia que quem recebesse alguma graça que fosse comunicado. (oração no final da entrevista).

ZENIT: Como você conheceu a pessoa que recebeu esse milagre? É possível saber quem é?

Pe. Elmiran Ferreira: Entre tantas pessoas e doentes que temos contato, o fato aconteceu com o possível agraciado cujo nome ainda não é possível revelar: Eu já conhecia a família do enfermo, acompanhei toda a trajetória da vida do casal e quando a doença se manifestou, eu fui visitá-lo no hospital e dei a unção dos enfermos. Vi a dor e o sofrimento de toda a família, pois eles estavam iniciando uma vida nova (recém-casados) e a doença ia retardando muitos sonhos.

ZENIT: No próximo mês os cardeais responsáveis pelo processo irão analisar o milagre. Porém, esse milagre já recebeu o visto positivo da equipe médica do Dicastério das Causas dos Santos?

Pe. Elmiran Ferreira: Tendo em vista que os cardeais irão analisar o possível milagre, é sinal de que já passou desta etapa.

ZENIT: O que você sente ao ser um instrumento de Deus para a possível canonização da Beata Madre Teresa? Você acha que ela intercede pelo Brasil?

Pe. Elmiran Ferreira: Eu me sinto como um primeiro agraciado por Deus por ter sido esse instrumento da sua graça, ao mesmo tempo me faz acreditar que Deus chama a todos a vida e a santidade para sermos testemunhas da sua presença entre nós. Experiência como essa entre outras fortalece a minha vocação como cristão e sacerdote.

Acredito que ela intercede não somente pelo Brasil, mas sim por toda a Humanidade. É a missão de todos aqueles que são sensíveis à causa do evangelho, é ter um olhar de Deus.

**************

Oração à Beata Teresa de Calcutá que o Pe. Elmiran Ferreira entregou ao miraculado:

Beata Teresa de Calcutá, tu permitiste ao sedento amor de Jesus na Cruz tornar-se uma chama viva dentro de ti, chegaste a ser luz do Seu amor para todos. Obtém do Coração de Jesus... (Faça aqui o seu pedido).
Ensina-me a deixar Jesus penetrar e possuir todo o meu ser, tão completamente, que a minha vida também possa irradiar a Sua luz e amor para os outros. Amém.

Com aprovação eclesiástica.


Por favor, comunicar as graças recebidas pela intercessão da Beata Teresa de Calcutá a:

Mother Teresa Center 524, W. Calle Primera, Suite 1005N San Ysidro, CA 92173, USA (Mother Teresa Center www. motherteresa.org). 

Um comentário:

Unknown disse...

o maior mandamento que Jesus Cristo nos deixou foi o amor e Madre Tereza o viveu intensamente este mandamento do senhor, por tanto ela e a Igreja é agraciada pelo dom da santidade. Senhor faze-nos santos como sois Santo, pois somos vossos filhos e irmão do Senhor Jesus Cristo que é santo.

Postar um comentário