Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

BEATO BRONISLAW MARKIEWICZ, Presbítero e Fundador


Fundador das Congregações (masculina e feminina) de São Miguel Arcanjo. Com 18 anos, Bronislau perde a fé. “Eu quis aderir às opiniões dos meus professores – escreverá mais tarde –. Além da fé em Deus, perdi também a paz da alma e o sentido da harmonia interior. Fui invadido pela tristeza”. No desespero, Bronislau recorre aos grandes escritores poloneses. Comovido por um deles, cai de joelhos e exclama: “Meu Deus, se existes, fazei que te conheça!... Que veja a Verdade; e passarei a vida inteira em ação de graças!... Então, estarei disposto a todas as humilhações”. A resposta do Céu foi imediata: “Deus ouviu-me! Num instante, a minha alma ficou submersa em luz. Acreditei em tudo o que Santa Igreja ensina. Fiz imediatamente uma confissão geral”. Mas uma conversão sempre carrega em si uma dura luta no plano moral: “Caí ainda, e mesmo muitas vezes. Mas Tu, Senhor Jesus, não me abandonaste!”. A experiência da luta produzirá uma fé muito viva, uma caridade e uma esperança mais fortes, um vivo desejo de viver na humildade, como, com frequência, o Beato repetia aos seus rapazes: “Sem humildade, sem a aceitação das humilhações, não se pode encontrar o Senhor Jesus nem na oração, nem no jejum, nem no pranto, nem na vigília”.



PRIMEIRA BIOGRAFIA
“Quando em uma nação faltam os Santos se obscurece o espírito das pessoas e estas não veem o caminho que devem seguir” afirmava o bem-aventurado Bronislaw Markiewicz, cuja memória é comemorada no dia de hoje. Polonês, nascido no dia 13 de julho de 1842 em Pruchnik, região da Galícia, era o sexto de onze filhos de uma família religiosa de pequenos comerciantes. Enfrentou, com sua família momentos muito difíceis, chegando a passar fome devido a épocas de “vacas magras”. Sempre perseguido nos tempos de colégio por seus ideais cristãos, nunca se deixou abater, tanto que, aproximadamente aos 16 anos, entra no seminário diocesano.
Ordenado sacerdote no dia 15 de setembro de 1867, Broinislaw inicia o seu ministério como vigário numa paróquia onde passa longas horas em adoração diante do Tabernáculo. Três anos mais tarde, foi nomeado vigário da catedral de Przemysl, onde se difunde amplamente seu zelo pela administração do sacramento da Penitência. Bronoslaw vai em busca daqueles que não podem vir a ele, de modo especial dos encarcerados.
“Os detidos das nossas prisões são aqueles que devem ser mais compadecidos... A maioria deles não conhece Cristo nem os seus preceitos... Enquanto amigo e confidente daqueles infelizes, fui muitas vezes testemunha de cenas angustiantes: apenas instruídos sobre as verdades essenciais da nossa fé, se põem a chorar em fortes lágrimas, dizendo: ‘Por que ninguém nunca nos falou disso?’”

Também se sentia atraído pelo apostolado em prol dos jovens marginalizados que sofriam todo gênero de pobreza e por causa deles quis estudar pedagogia a fim de ajudá-los da melhor forma para salvarem a alma. A Providência levou-o a desejar ardentemente a entrar num Instituto religioso dedicado ao cuidado da juventude. Foi assim que ele se interessou por conhecer os “padres de Dom Bosco”.
No outono de 1885, partiu para a Itália, onde ficou fascinado pela espiritualidade de Dom Bosco que, sem o saber, já trazia no coração. Pediu e, após rigoroso estudo das Constituições Salesianas, obteve a aprovação para fazer parte da Congregação. Assim, em 1887, nas mãos de Dom Bosco, emitiu os votos perpétuos. Teve, então, a felicidade de ouvir as recomendações do santo e assimilar diretamente o seu espírito.
Em 1892 retornou à Polônia como salesiano, trabalhando como pároco em Miejsce, Galícia, onde pôde se dedicar à juventude polonesa pobre e abandonada.
A fim de responder da forma mais eficaz às exigências concretas da miserável Galícia, Bronislaw sentiu a necessidade de viver com maior radicalidade os princípios de Dom Bosco e, aconselhando-se com seus colaboradores, fundou a Sociedade Temperança e Trabalho, pela qual lutou muito.
A partida para o céu deste nosso irmão santo ocorreu no dia 29 de Janeiro de 1912. Nove anos depois da sua morte, a sociedade, em seus ramos masculino e feminino, foi reconhecida pela Igreja dando origem a duas Congregações colocadas sob a proteção de São Miguel Arcanjo. Seus membros assumiram o nome de Micaelitas.
Padre Bronislaw, como Dom Bosco, recomendava aos seus filhos e aos jovens que encontrava uma grande devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora além de a São Miguel, que indicava como protetor na quotidiana luta contra o mal. A união a Cristo crucificado e a virtude da temperança caracterizam a sua atividade apostólica em favor do próximo.
Foi beatificado pelo papa Bento XVI no dia 19 de Junho de 2005.
BEATO BRONISLAW MARCKiEWICZ, ROGAI POR NÓS!



SEGUNDA BIOGRAFIA

Beatificado no dia 19 de junho de 2005
Bronislau Markiewicz nasceu no dia 13 de julho de 1842 em Pruchnik (Galícia, sul da Polônia), e era o sexto de onze filhos de uma família religiosa de pequenos burgueses. Bronislao enfrentou a fome, a pobreza e perseguições, encontradas na escola por causa de seus ideais cristãos, sempre com espírito de fé que o levou a decidir-se pela entrada no seminário. Foi ordenado sacerdote em 15 de setembro de 1867. Dedicou-se intensamente ao ensino do catecismo e ao apostolado entre os encarcerados, e gostava de viver com o povo, sobretudo pobre. Sentia-se atraído pelos jovens marginalizados que sofriam todo gênero de pobreza e por causa deles quis estudar pedagogia a fim de ajudá-los da melhor forma para salvarem a alma. A Providência levou-o a desejar ardentemente a entrar num Instituto religioso dedicado ao cuidado da juventude.
Partiu, então, para a Itália, onde ficou fascinado pela espiritualidade de Dom Bosco que, sem o saber, já trazia no coração. Pediu e obteve fazer parte da Congregação salesiana e, em 1887, nas mãos de Dom Bosco, emitiu os votos perpétuos. Teve, então, a felicidade de ouvir as recomendações do santo e assimilar diretamente o seu espírito. Em 1892 retornou à Polônia como salesiano, trabalhando como pároco em Miejsce, Galícia, onde pôde se dedicar à juventude polonesa pobre e abandonada. A fim de responder da forma mais eficaz às exigências concretas da miserável Galícia, Bronislao sentiu a necessidade de viver com maior radicalidade os princípios de Dom Bosco e, aconselhando-se com seus colaboradores, fundou a Sociedade Temperança e Trabalho.
Nove anos depois da sua morte, a sociedade, em seus ramos masculino e feminino, foi reconhecida pela Igreja dando origem a duas Congregações colocadas sob a proteção de São Miguel Arcanjo. Seus membros assumiram o nome de Micaelitas. Padre Bronislao, como Dom Bosco, recomendava aos seus filhos e aos jovens que encontrava uma grande devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora além de a São Miguel, que indicava como protetor na quotidiana luta contra o mal. A união a Cristo crucificado e a virtude da temperança caracterizam a sua atividade apostólica em favor do próximo.
Morreu em Miejsce Piestowe no dia 29 de janeiro de 1912.






Fontes de pesquisa:
http://www.salesianos.com.br/bronislao-markiewicz/
http://www.familia.salesianos.pt/not%C3%ADcias/mundiais/2015/01/30/santidade-na-fam%C3%ADlia-salesiana---bv.-p.-bronislau-markiewicz http://santidadefs.blogspot.com.br/2013/01/beato-bronislaw-marckiewicz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário