Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

terça-feira, 14 de novembro de 2017

SANTA EUSÉBIA Abadessa,Virgem e Religiosa


Santa Eusébia, a mais jovem abadessa da França, pertenceu a uma família de muitos santos. Viveu na região de Artois, na Nêustria, França; conhecida como Santa EUSÉBIA abadessa de Hamay-sur-la-Scarpe que, depois da morte do pai, Santo Adalberto, se consagrou com sua santa mãe RICTRUDES à vida monástica e, ainda adolescente, foi eleita abadessa para suceder à avó Santa GERTRUDES. (680)




         Filha de Santo ADALBERTO e de Santa RICTRUDES, EUSÉBIA teve como madrinha a rainha NATILDE que lhe deu as terras de Verny, perto de Soissons, França. Aos oito anos perdeu o pai e no ano seguinte acompanhou a mãe RICTRUDES para o mosteiro que fundou em Marchiennes. GERTRUDES, sua avó, que governava a abadia de Hamage, quis ter EUSÉBIA junto de si; esta contava apenas doze anos, quando foi eleita para suceder à avó. RICTRUDES que tinham elevado a abadessa em Marchiennes, achava que a filha era demasiado jovem para governar uma abadia; e deu-lhe ordem de que viesse formar-se sob a sua própria direcção. Mas como EUSÉBIA não queria, foi precisa uma ordem régia do soberano Clóvis II para a obrigar a vir. Veio realmente para Marchiennes, mas com toda a sua comunidade; para lá trouxe mesmo o corpo de Santa GERTRUDES e as outras relíquias da sua Igreja.
Apesar de tudo, EUSÉBIA conservava grande atractivo pela sua casa de Hamage: ia lá às escondidas durante a noite e lá rezava om ofício divino com a sua assistente. Mas RICTRUDES deu conta e dirigiu à filha repreensões severas. EUSÉBIA ficou ressentida no coração, tanto que RICTRUDES, depois de ouvir os pareceres de bispos e abades, permitiu a EUSÉBIA regressar a Hamage com sua comunidade. A jovem abadessa, depois de receber a benção da mãe, voltou de facto à sua antiga residência, restabeleceu nela a ordem e a observância religiosa, como se praticavam quando a sua avó governava. Conquistou o respeito e o afeto das companheiras, pela doçura do governo, a afabilidade das maneiras e a regularidade perfeita do seu comportamento: viam-na reservar para si os ofícios mais humildes e mais custosos; tais exemplos incutiram coragem nas mais tíbias.
Embora jovem, teve o pressentimento do seu fim próximo. Avisou as irmãs e estas sentiram profundo desgosto: mas ela própria, inteiramente submetida à vontade de Deus, esperou, cheia de clama e confiança, pela hora última, dirigiu piedosas recomendações às suas religiosas e morreu a 16 de Março de 680, com apenas 23 anos de idade.
Etimologia: Eusébia, do grego eusebés: “piedosa”.

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA  da Editorial A. O. de Braga.


Fonte: https://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com.br/search?updated-max=2017-03-30T10:07:00%2B01:00&max-results=50&reverse-paginate=true&start=3&by-date=false



Nenhum comentário:

Postar um comentário