Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

terça-feira, 14 de novembro de 2017

SANTA VENERANDA, Virgem e Mártir

Seu nome é de origem latina e significa 'digna de veneração’. Pouco se sabe sobre Veneranda, que por sinal é a única santa com este nome, enquanto há três santos com esta designação.
     O Catálogo dos Santos redigido nos anos 1369-1372 pelo veneziano Pietro de Natalibus cita Santa Venerada Virgem no capítulo 61: nascida na Gália (França) no segundo século, Veneranda foi martirizada em Roma durante a perseguição na época do imperador Antonino (138-161). A celebração indicada no dia 14 de novembro foi transferida para a mesma data no Martirológio Romano. Encontramos ainda a santa em certas matérias relativas à Basílica de Santa Maria a Pugliano em Herculano, Itália.
     Em meados do século XVII, na época do Papa Alexandre VII, como era habitual nos séculos passados, foram doados ao Procurador Geral dos Carmelitas Descalços, em Roma, o corpo de São Máximo Mártir, encontrado na catacumba de Santa Ciriaca, e uma relíquia insigne de Santa Veneranda Mártir.

     Estas relíquias foram oferecidas por sua vez ao Padre Simão do Espírito Santo, ele também um carmelita do convento de Torre del Greco, perto de Herculano. Sendo ele muito dedicado à Capela do Espírito Santo colocada na antiga basílica, as relíquias lhe foram dadas como prova dessa devoção. Os fiéis de Herculano, que era então chamada de Resina, acolheram com fé e alegria esse dom com festas públicas, e ergueram dois altares na Capela do Espírito Santo: um dedicado a São Máximo e outro a Santa Veneranda, estabelecendo na cidade uma forte devoção pelos dois mártires.
     A santa é representada acima do altar em uma grande pintura de meados do século XVII: em pé, com a pomba do Espírito Santo sobre a cabeça, segura com a mão direita o crucifixo, com a mão esquerda segura um cajado de peregrino e a palma do martírio.
     A relíquia está incrustada no centro de um meio busto de cobre revestido de prata trazida pelos franceses durante a batalha de 14 de junho de 1799, no tempo da república napolitana; na basílica permaneceu apenas o meio busto de cobre.

     Na cidade de Herculano há uma rua em homenagem a Santa, bem como duas pequenas igrejas foram dedicadas a ela. No quadro mencionado há uma inscrição em grego "Aghia Paraskebe" e depois em italiano "Santa Veneranda v. m.". Isto confirma que mesmo no Oriente há um culto a esta santa, que textos hagiográficos importantes dizem que é Santa Parasceve, mártir sob Antonino Pio no ano 160, celebrada em 26 de julho, e que no sul da Itália é homenageada com o nome de Santa Venera ou Veneranda.
     Se é que se trata da mesma pessoa venerada com dois nomes diferentes não há como se certificar, embora alguns pontos se encaixem, mas a Vita de Santa Parasceve é ​​todo um elaborado imaginativo não confiável.





































Fonte: http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2015/11/santa-veneranda-martir-14-de-novembro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário