Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Beata Joana Francisca (Ana) da Visitação Michelotti, Virgem e Fundadora da Congregação das Pequenas Servas do Sagrado Coração de Jesus.


A beata Ana Michelotti ficou mais conhecida com o nome de Irmã Joana Francisca da Visitação, fundadora das Pequenas Servas do Sagrado Coração de Jesus para os doentes pobres.
Nasceu em Annecy (Alta Sabóia, França), filha de pai piemontês e de mãe saboiana, em 29-8-1843. Ainda menina, conheceu o sofrimento por causa de uma doença e também a pobreza por causa da morte prematura do pai. Em 1858 se transferiu com a mãe e o irmão Antônio para Almese (Turim, Itália), junto dos parentes paternos.

O tio, Pe. Jaime Michelotti, e o pároco a encaminharam para a vida religiosa. Voltando para Annecy com a mãe, em Lião entrou para as aspirantes das Irmãs de São Carlos, voltadas para a instrução e educação da juventude. Mas o seu ideal desde a infância foi o da assistência aos pobres em domicílio.
Com a morte da mãe, em 1864, retornou a Annecy. Dois anos depois morreu também o irmão, que tinha entrado entre os irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas). Sozinha, estabeleceu-se em Lião, onde, em 1869, com Catarina Dufaut, entregou-se ao cuidado dos doentes em domicílio com o nome de Pequenas Servas.
Um grupo de leigos de Lião quis dar mais estabilidade ao grupo, atendendo em domicílio também os não-crentes e as pessoas que estavam longe de Deus, sem nenhuma aparência de religiosas. Mas a sua companheira se orientava mais para uma congregação religiosa.
Surgiram dificuldades. A guerra franco-prussiana de 1870 afastou a irmã Joana de Lião. Quando voltou, foi readmitida como simples noviça e o grupo logo se desintegrou. Em 1871 foi para Turim e em 1874, com duas companheiras, deu início ao seu instituto, com a permissão do arcebispo de Turim, D. Lourenço Gastaldi. Não obstante as dificuldades, a obra se firmou e se expandiu com a abertura de mais duas casas.
Em 1887, Irmã Joana se afastou da direção da sua obra por motivos de saúde e veio a morrer no ano seguinte, em 1ª de fevereiro, com apenas 44 anos de idade. Foi beatificada em 1975.



Nenhum comentário:

Postar um comentário