Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Santas amizades: os Santos que foram amigos.


Conheça Santos que tiveram amigos Santos.



 “O amigo fiel é um refúgio seguro, quem o encontra, encontrou um tesouro”. Eclesiástico 6, 14

Estamos todos muito felizes pela recente canonização de Madre Teresa de Calcutá e recordamos a linda amizade que ela mantinha com São João Paulo II. Já pensou ser santo junto com seu amigo?!

Porém, eles não foram os únicos! Conheça agora estas santas amizades! Que sirva para nós de inspiração para encontrarmos amigos que nos aproximem mais de Deus.



Santo Inácio de Antioquia e São Policarpo


Ambos foram bispos na Igreja primitiva, por volta do ano 100 D.C.; Santo Inácio bispo de Antioquia e São Policarpo, bispo de Esmirna. Segundo a tradição foram discípulos de São João Evangelista. É famosa a carta que Inácio escreveu à Policarpo dando-lhe muitos conselhos para sua vida cristã e como futuro bispo.



São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis



Este é um dos maiores exemplos de santidade e amizade (jamais foram enamorados um pelo outro!) em toda a História da Igreja. Ambos compartilharam um profundo amor por Cristo e por toda a Igreja, especialmente pelos mais pobres. Sobre essa amizade, Bento XVI disse que “quando duas almas puras e inflamadas do mesmo amor por Deus se encontram, são na reciprocidade da amizade um forte estímulo para recorrer o caminho da perfeição”.


Santa Teresa de Jesus (de Ávila) e São João da Cruz


Os dois santos, além de cultivarem uma grande amizade, também compartilhavam do amor pela poesia. Juntos fundaram a ordem dos Carmelitas Descalços e foram declarados santos e doutores da Igreja.



Santas Perpétua e Felicidade



Perpétua era uma mulher com muito dinheiro, viveu no final do século II e início do século III. Aos 22 anos de idade foi presa por ser cristã junto com sua escrava e amiga Perpétua. Ao negar-se a adorar a deuses pagãos, ambas foram condenadas a morte no circo. Santo Agostinho contava que a história como as duas foram decapitadas era contada nas Igrejas e muitas pessoas se convertiam admiradas pelo heroísmo destas jovens mulheres.
Existem muitos outros casos parecidos. Você conhece outras amizades entre santos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário