Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

domingo, 24 de dezembro de 2017

SANTA TERESA DO MENINO JESUS E DA SANTA FACE, Carmelita Descalça e Doutora da Igreja: PERFEITA ADORADORA DA INFÂNCIA DE JESUS.


      Acredito que praticamente todos os leitores de nosso site são conhecedores da imensa e terna devoção que Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face tinha pela divina Infância de Jesus. Sua espiritualidade, chamada de "Pequena Via" ou caminho da Infância Espiritual, foi toda baseada na contemplação que a Santa fazia deste imenso mistério de amor: um Deus que se fez carne: sendo gerado pelo Espírito Santo no ventre puríssimo da Virgem Maria, nascido pobre e indefeso em Belém de Judá e vivendo uma vida simples em Nazaré da Galileia.

       Hoje, noite do Natal do Senhor, trago algumas frases sobre o Menino Jesus ditas por esta que foi, no dizer do Papa São Pio X, a "maior santa dos tempos modernos": Santa Teresinha do Menino Jesus, que na sua simples, porém, profundíssima doutrina, tornou-se uma das poucas santas mulheres proclamadas pela Igreja com o título de "doutora". 






"Ó Menino Jesus, meu único Tesouro, eu me abandono a teus divinos caprichos, não quero outra alegria a não ser a de te fazer sorrir".

"Teresa do Menino Jesus da Santa Face, eis aí seus títulos de nobreza, sua riqueza e sua esperança". (MA.85v)

        "Pai eterno, vosso Filho único, o doce Menino Jesus é meu, pois vós mo destes".  (Or.13)








           "Desde algum tempo, eu me oferecera ao Menino Jesus para ser seu brinquedinho, dissera-lhe para não se  servir de mim como de um brinquedo de valor, que as crianças se contentam  em olhar sem ousar tocá-lo, mas como de uma bolinha sem nenhum valor que podia jogar no chão, pisar com o pé, furar, deixar em um canto ou, então, apertar sobre seu coração se isso lhe desse prazer"...  (MA.64r)


 "Eu sou a bolinha do Menino Jesus; se ele quiser quebrar seu brinquedo ele é livre; sim, quero tudo que ele quiser".   (CT.36)


"Quer ser  nesta terra
  O brinquedo do Menino divino?...
  Minha irmã, deseja agradar-lhe?
  Fique na sua mãozinha.

  Se o amável Menino a acaricia
  Se ele a aproxima do seu coração,
  E se, por vezes, ele a deixa
  De tudo faça sua felicidade.

  Procure sempre seus caprichos
  Você encantará os olhos divinos
  A partir de agora todas suas delícia
  Serão seus desejos infantis"... 









        "Na manhã do dia em que eu devia ir ao locutório, refletindo sozinha no meu leito, eu me perguntei que nome teria quando estivesse no Carmelo; sabia que havia uma Irmã Teresa de Jesus, contudo meu belo nome de Teresa não podia ser-me tirado. De repente, pensei no Menino Jesus, que amava tanto e me disse:  'Oh, como seria feliz chamar-me Teresa do Menino Jesus'"!   (MA.31r-31v)



"Aquele que alimenta os eleitos
 Com sua Santa e Divina Essência
 Se fez por vós o Menino Jesus
 Ele reclama vossa assistência
 No Céu sua felicidade é perfeita
 Mas na terra Ele é pobre.
 Dai, minha irmã, um pouco de Leite
 A Jesus, vosso Irmãozinho.
 Ele vos sorri
 E baixinho vos repete:
 'É a simplicidade que amo'" (RP.5,1v)






Quadro pintado por Santa Teresinha: o Divino
Menino sonha com sua Paixão e Morte,
causa da redenção das almas. 


         "Uma cruz! Uma lança! Uma coroa de espinhos!... Eis o que o Menino Jesus escolheu para mostrar à sua esposa quanto Ele a ama! Mas, não é ainda bastante, seu rosto infantil e tão belo, Ele o vê desfigurado, sangrento, irreconhecível! Jesus sabe bem que sua esposa O reconhecerá sempre, que ela estará a seu lado, quando todos o abandonarem, por isso o Menino Jesus sorri para essa imagem sangrenta".  (CT.156)








          "Durante esta provação, compreendi, melhor do que nunca, a provação da Santíssima Virgem e de São José procurando o Menino Jesus"... (MA.51r)








        "Que o divino Menino Jesus encontre em sua alma uma morada toda perfumada dos rosas do amor, que ele encontre ainda a lâmpada ardente da caridade fraterna, que aquecerá seus pequenos membros gelados, que alegrará seu pequeno coração, fazendo-lhe esquecer a ingratidão das almas, que não o amam bastante".   (CT.246)


"Como uma branca margarida
 Que olha sempre o céu
 Seja também a simples florzinha
 Do pequeno Menino de Natal"!  (PN.13,8)




         



    "Eu queria divertir o Menino Jesus, agradar-lhe, queria me entregar a seus caprichos infantis"...   (MA.64r)

"Não se esqueça de rezar por mim durante o mês do querido Menino Jesus, peça-lhe que eu permaneça pequena, bem pequena!... Farei por você a mesma oração, pois conheço seus desejos e sei que a humildade é a sua virtude preferida". (CT.154)



"Minha irmã, você quer saber
 O que deseja o Menino Jesus!
 Pois bem, eu vos direi esta noite
 Como você o fará sorrir.

 Pegue pássaros encantadores
 Faça-os voar no estábulo
 Eles são a imagem das crianças
 Que encantam o Verbo adorável"...
 (RP.5, 3)

"Vinde ao pobre estábulo
 Vossa alma é um cristal brilhante
 Refleti o Verbo adorável
 Os encantos do Deus feito criança". (RP.5,16)











Nenhum comentário:

Postar um comentário