Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Servo de Deus Padre Aloísio Sebastião Boeing, SCJ



O padre Aloísio nasceu no dia 24 de dezembro de 1913, em Vargem do Cedro, naquele tempo município de Imaruí (SC), hoje pertencente a São Martinho. Primogênito de uma família cristã, foi batizado no dia 26 de dezembro do mesmo ano e crismado no dia 22 de janeiro de 1914, na Paróquia São Sebastião, Vargem do Cedro. Os seus pais João Boeing e Josephina Effting Boeing, eram de missa e terço diários. Foi nesse ambiente que Aloísio desenvolveu a sua vida e personalidade na infância: num lar de pais piedosos e acolhedores, que partilhavam o que tinham com os mais necessitados.  Com doze anos, aos 11 de fevereiro de 1925, incentivado pelo pároco, ele saiu de sua terra natal, com mais outros três colegas, rumo ao sacerdócio.

As etapas de sua formação deram-se basicamente em Brusque, SC e Taubaté, SP. A primeira profissão religiosa aconteceu em Brusque, no dia 16 de janeiro de 1934. Os estudos de Teologia foram feitos em Taubaté, nos anos de 1938 até 1941. Foi ordenado sacerdote no dia 01 de dezembro de 1940.

Como consagrado e sacerdote dedicou a grande parte de sua vida à formação, especialmente em Jaraguá do Sul. Foi mestre de noviços durante 24 anos. Tornou-se um exímio formador, firme, devoto e zeloso. É de sublinhar ainda sua grande devoção à Virgem Maria. Por sua iniciativa, esse Noviciado recebeu o nome de Nossa Senhora de Fátima. Era muito estimado por todos, distinguindo-se pela sua amabilidade e paternal acolhida dos alunos que o procuravam para orientação espiritual.

O padre Aloísio nunca deixou de atuar no campo da pastoral. Desde o início de sua vida sacerdotal, passou também a ser procurado pelo povo, para aconselhamentos espirituais, até o fim de sua vida. Este foi o maior dom que Deus lhe deu e que desenvolveu ao longo de sua vida. Dia e noite, em todas as horas, era procurado em sua casa ou por telefone, para orientação espiritual, aconselhamento familiar e bênção da saúde. Nunca deixou de atender ninguém. No fim de sua vida, muitas vezes, doente, de cama, atendia, deitado, aos casos mais urgentes. Era ungido com o poder da intercessão. Sentia muita compaixão do povo, especialmente dos doentes, idosos e pobres. Tinha um gosto especial pelo colóquio de coisas espirituais e falava horas inteiras, sem se cansar. Pode-se dizer que Padre Aloísio passou sua vida religiosa, a exemplo de tantos cristãos, fazendo o bem.


Em 1974, fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, em Jaraguá do Sul. O que levou o padre Aloísio a fundar a Fraternidade foi seu desejo de ver um grupo de moças unidas, vivendo o Evangelho na realidade do mundo. Deste então, deu a vida para a Fraternidade, acompanhando-a com sua presença e orientação firme e segura.

Em 1984, Pe. Aloísio foi para o bairro Nereu Ramos, na cidade de Jaraguá do Sul. Ali viveu até o final de sua vida como vigário da capela do Rosário e diretor do Centro Shalom, atendendo incansavelmente a todos que o procuravam para uma orientação, auxílio e bênção. Então, dedicou-se mais à “Fraternidade Mariana do Coração de Jesus” e a todas as pessoas consagradas, que buscavam nele inspiração de vida no seguimento de Cristo. A Fraternidade cresceu e continua irradiar a alegria no servir, a simplicidade de vida e a oblação de amor, na busca de tornar presente, em suas vivências fraternas, o que vivia a família de Nazaré e os amigos de Jesus em Betânia: a ocupação com as coisas do Pai e o acolhimento. Sempre numa atitude de dedicação para com os sacerdotes.

Padre Aloísio morreu do mesmo modo que viveu: santamente. Sentindo próxima sua partida e sentindo deixar a todos que amava disse: “Vocês me encontrarão na Eucaristia”. Partiu no dia 17 de abril de 2006, serenamente, para os braços do Pai. Foi sepultado no jardim, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul.

Falecido aos 92 anos, nunca deixou de celebrar amorosamente os Santos
Mistérios e de atender a quem o procurava... 



É um local de orações e pedidos de graças. Muitas pessoas testemunham já terem alcançado graças por sua intercessão. Cremos que ele, junto de Deus, está intercedendo por todos nós e, de um modo todo especial, pelos que procuram auxílio em suas necessidades. Todo dia 17, de cada mês, lembrando o dia do seu falecimento, é celebrada a missa da Misericórdia, às 15h.

«Perdemos um padre muito querido, mas, ganhamos um santo, no céu!» (Pe. Osnildo C. Klann, scj)





Notícias sobre o processo de beatificação:

No dia 17 de março, a Diocese de Joinville, no Estado de Santa Catarina, juntamente com a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus e a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, promoverá o ato de encerramento da fase diocesana do processo de Beatificação do Servo de Deus Padre Aloísio Boeing.

A programação do evento terá início às 19h, com o ato do encerramento. Em seguida, às 20h, ocorrerá a Missa pela Beatificação do Padre Aloísio, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Rua Luiz Sarti, no bairro Nereu Ramos, na cidade catarinense de Jaraguá do Sul.

Fundador da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, que iniciou em 1974, o sacerdote trabalhou por mais de 40 anos em Jaraguá do Sul e está sepultado no pátio da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

O túmulo de Padre Aloísio virou espaço de romaria e todos os dias 17 de cada mês é realizada a Missa da Misericórdia, onde é lembrado o sacerdote, sempre às 15h. As pessoas atribuem ao religioso milagres, como a cura de doenças, em alguns casos, até de pacientes que estavam desacreditados pelos médicos.


Oração pela beatificação do Padre Aloísio Boeing:

Ó Pai, todo poderoso, Deus de amor e misericórdia!Vós enviastes o vosso Filho para a salvação do mundo.
Na vossa providencia chamastes muitos para continuar a obra de vosso Filho entre eles também o vosso servo Padre Aloísio. Como fiel sacerdote do Coração de Jesus, ele acolhia, aconselhava e abençoava, como pai e amigo, procurando conduzir todas as pessoas ao encontro de vosso Filho Jesus Cristo Eucarístico e da Virgem Maria.
Atendei-nos, Pai Eterno e ajudai-nos a ser presença de vossa bondade e amor para com nossos irmãos e irmãs e concedei-nos, pela intercessão do Padre Aloísio, a graça que necessitamos:  ______.
Ó Pai querido, glorificai vosso servo Padre Aloísio como recompensa por todo bem que fez durante a sua longa vida, para o louvor e a glória da Santíssima Trindade. Amém.



Com aprovação eclesiástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário